SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Cresceu negociação de trigo dos EUA ao Brasil

Análises das vendas dos primeiros meses do ano demonstram crescimento do interesse americano no trigo brasileiro

clique para ampliarAmericanos estão mais interessados no trigo brasileiro. (Foto: Reprodução)

Segundo dados do Conselho Internacional de Grãos, houve um aumento na negociação de compras dos Estados Unidos com o Brasil neste início de ano, o que deixa as instituições e indústrias ligadas ao setor otimistas.

Um exemplo desse momento é a análise da terceira semana de abril que registrou 19% de aumento nas exportações norte-americanas na negociação da safra atual, com 351,9 mil toneladas. Destas, 21,2 mil toneladas foram negociadas com o mercado brasileiro e um total de 44,2 mil toneladas foram embarcadas aos moinhos do país. A safra nova (2016/17) já conta com 454,7 mil toneladas negociadas, um indicador positivo.

Produção mundial

De acordo com a instituição internacional, há tendência de redução na produção mundial de grãos em 2016/17 comparada à safra atual, com estimativa de 717 milhões de toneladas. Um dos destaques é o crescimento dos estoques mundiais, para 208 milhões de toneladas, trazendo a relação estoque versus demanda para a casa dos 30%. Mesmo com a redução da plantação, segundo o órgão, as reservas dos principais exportadores dos grãos podem alcançar seu nível mais elevado em sete anos.

Preços sobem, mas área plantada de trigo deve cair nesta safraPalavra do Presidente