SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Preço mundial do trigo caiu quase 15,4% em 2015, informa FAO

No Brasil, o cenário é inverso em função da quebra de safra interna e aumento dos valores de importação por conta do câmbio

clique para ampliarNo Brasil, quebra da safra e desvalorização do Real impulsionaram os preços. (Foto: Reprodução)

De acordo com os resultados divulgados em janeiro sobre o índice mundial de preços da Agência para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO), que monitora uma série de produtos, os preços do trigo e do milho caiaram quase 15,4% em 2015.

Apenas em dezembro o recuo foi 1,3%. A instituição atribuiu a queda à grande oferta dos produtos. Segundo a FAO, a maior disputa na exportação entre os principais países produtores e a expectativa da entrada de mais trigo no mercado, com a remoção de tarifas na Argentina, foram as principais responsáveis pela queda ao longo do ano.

No Brasil, segundo reportagem do jornal Valor Econômico, os moinhos brasileiros estariam reticentes em fechar contratos de importação do cereal, apesar da retirada das restrições argentinas. O problema enfrentado pelo país é contrário ao movimento mundial. Aqui houve elevação nos preços, sobretudo pela valorização do dólar frente ao real. Desta forma, o trigo argentino estava, na segunda semana de janeiro, custando 30% mais caro que o nacional.

Por outro lado, os estoques nacionais do cereal nos moinhos devem suprir a necessidade apenas até março, segundo informou o presidente do Sinditrigo, Marcelo Vosnika. Ele explicou que, a partir de meados de fevereiro, o setor terá que se posicionar na exportação, na medida que há pouca disponibilidade de trigo de melhor qualidade no mercado interno, cenário ainda mais prejudicado pela quebra de safra no ano passado em função das condições climáticas.

Decreto modifica benefícios de crédito presumido do ICMSManutenção do nível de emprego deve unir setor produtivo, governo e trabalhadores na discussão do piso salarial regional