SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Colheita de trigo no Paraná chega ao fim

Apesar da queda na qualidade, preços estão 45% acima do ano anterior

clique para ampliarclique para ampliarParaná encerra colheita do trigo. (Foto: Reprodução)

As colheitas de trigo no estado do Paraná estão praticamente encerradas. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB-PR), já foram alcançadas 99% das áreas de plantio. O valor final, apesar dos problemas de qualidade, subiu em relação a 2014. Os preços locais oscilam e a demanda não tem sofrido tanto com o ritmo lento de venda das farinhas.

Segundo levantamento da AF News, durante o mês de novembro houve pouca demanda pelas farinhas de trigo industriais e também reduções de preços nas farinhas de panificação, o que retirou boa parte da moagem, já que os preços do trigo não acompanharam este caminho descendente.

Ainda assim, demandas por parte de moinhos de estados vizinhos, sobretudo pelo trigo colhido no Norte do Estado, fazem com que mais de 50% do produto paranaense já tenha sido negociado.

Preços pagos aos produtores acumulam alta de apenas 0,7% no mês. Porém encontram-se 45,4% acima do ano anterior. Apesar de alguma redução de qualidade nos últimos lotes colhidos, não houve grandes áreas com redução de rendimentos, o que traz renda adicional ao produtor e dá boa perspectiva ao plantio para a próxima safra, segundo técnicos da SEAB.

Com informações da AF News

Cinco bons motivos para ser associado a um sindicatoABITRIGO reestrutura-se para aperfeiçoar serviços