SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Trigo canadense reage bem à estiagem e supera padrões de qualidade

No Egito, mudanças nos parâmetros de importação podem mexer com o mercado

No Canadá, a seca que reduziu as produtividades locais não afetou a qualidade dos grãos de primavera, mostrando que o trigo responde muito bem (qualitativamente) à escassez de água. Os dados de proteínas das regiões produtoras do trigo estão bem acima da média dos últimos 10 anos.

A porcentagem de proteína nas províncias de Manitoba, Saskatchewan, Western Canada e Alberta variou, em média, entre 13,9 e 14,3%. Números muitos elevados e que mantém o produto local como um trigo melhorador no cenário internacional.

O mercado brasileiro tem preterido esta origem em detrimento ao trigo americano, ano após ano, por conta da logística, preços e costume dos moleiros.

Alterações

Uma mudança nos parâmetros de importação de grãos no Egito pode movimentar o mercado mundial. De acordo com a estatal do país, o teor de proteína foi mantido, mas a tolerância de umidade nas compras externas foi elevada, passando de 13% para 13,5%. Segundo operadores de mercado, esta alteração favorece o trigo francês nas próximas licitações, algo que pode ameaçar a soberania do Mar Negro ao principal país importador do grão no mundo.

Com informações da AFNEWS

Apesar da boa safra, França e Alemanha enfrentam dificuldades para exportarPalavra do Presidente