SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Produção de trigo pode ficar próxima do recorde no Paraná

Números alcançados em 2014 podem se repetir apesar da área plantada ter diminuído

clique para ampliarclique para ampliarProdução de trigo pode ficar próxima do recorde no Paraná (Foto: Reprodução)

A produção paranaense de trigo em 2015 deve ficar próxima do recorde registrado no ano passado, de 3.934.113 toneladas. A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Agricultura (Seab). O resultado final - que será contabilizado pelo órgão somente quando a colheita for encerrada - sofrerá consequências da influência do clima. Até o dia 10 de setembro, o órgão registrou a colheita de 22% da produção estadual.

Os técnicos do Deral e da Seab identificaram quebras na produção em função das intensas chuvas de julho (durante o plantio e a fase reprodutiva) e das precipitações de setembro (momento da colheita), especialmente nas regiões norte e oeste do estado. “O potencial do Paraná foi estimado em quatro milhões de toneladas e já estamos trabalhando com 3,9 milhões de toneladas. Esta previsão já conta com uma quebra em parte da produção paranaense”, afirma o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral.

De acordo com ele, a quebra pode ficar em torno de 2%. “As chuvas intensas de julho geraram muitas doenças, o que causou um reflexo direto na produção”, explica. O mês de agosto mais seco ajudou a manter um padrão de qualidade razoável na produção de trigo, com melhor resultado em algumas regiões do estado do que em outras. “Quanto à colheita, a chuva pode tirar o peso dos grãos ou germiná-los, afetando o resultado da safra”, alerta Godinho. Por isto, a projeção de quebra pode aumentar dependendo do saldo de precipitações em setembro.

Em 2015, o trigo está ocupando uma área menor do que a estimativa inicial do Deral, que era de 1,35 milhão de hectares no Paraná. O registro do órgão ficou em 1.336.128 hectares neste ano. “Apesar do cenário de menor área plantada e de algumas quebras, há estimativa da produção desta safra ficar bem próxima da registrada no ano passado, quando houve recorde no Paraná”, avalia Godinho.

Área plantada de trigo do Brasil deve cair 10,9%Decreto 2175/2015 altera os Critérios de Manutenção dos Créditos Presumidos