SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Anvisa estuda mais mudanças nos rótulos de alimentos

Medida deve facilitar a identificação de produtos com alto teor de sal, açúcar ou gorduras

clique para ampliarclique para ampliarRótulos terão que trazer informações mais claras (Foto: Reprodução)

Depois da recente aprovação da resolução que trata dos requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias, mais uma mudança deve atingir os rótulos de alimentos nos próximos meses. A alteração nas embalagens tem com principal objetivo tornar mais fácil a identificação de produtos com alto teor de sal, açúcar ou gordura. As informações mais claras devem permitir que o consumidor escolha com mais tranquilidade seus produtos, principalmente aqueles que sofrem com diabete, hipertensão e obesidade. 

O plano foi revelado por Jarbas Barbosa, novo presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que tem observado alternativas discutidas no cenário internacional para promover um amplo debate sobre o tema no Brasil. A expectativa de Barbosa é que as discussões não gerem atritos com a indústria alimentícia, como ocorreu no caso da proibição de inibidores de apetite, em 2011. 

"O problema da rotulagem é importante porque torna claro para o consumidor o que ele está comprando", afirmou o presidente para o jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o último levantamento feito pela Vigitel - que analisa fatores de risco e proteção para doenças crônicas - 25% da população brasileira é hipertensa (problema diretamente ligado ao consumo de sal) e metade está acima do peso. As doenças crônicas são responsáveis por cerca de 72% das mortes no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

Com informações da Anvisa e do jornal O Estado de S. Paulo

Lei de cotas: MTE fixa metas de fiscalização diferenciadas por estadoFundos são criados para reforma do ICMS