SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Regimento Interno do Comitê Gestor da Logística Reversa é aprovado

Em reunião com órgãos responsáveis, sindicatos avançam na implementação da medida

Representantes do Sinditrigo e de outros sindicatos ligados ao setor alimentício - Sincabima, Sincafe e Sipcep, reuniram-se na segunda quinzena de junho com funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Fiep e do Senai para discutir a questão da Logística Reversa.

O encontro tinha como objetivo a aprovação do Regimento Interno do Comitê Gestor da Logística Reversa do Setor de Alimentos de Origem Vegetal. O comitê vai realizar a implementação e execução do Plano de Logística Reversa (PLR) e suas metas estabelecidas.

O modelo aprovado pela SEMA parte do princípio de desenvolvimento de uma modelagem de responsabilidade pós-consumo buscando a reutilização de resíduos para o processo produtivo, além de garantir a destinação ambientalmente adequada dos produtos de pós-consumo e resíduos gerados no setor.

“É um grande avanço do setor na necessidade de implementação da Logística Reversa exigida nacionalmente”, lembra a advogada e diretora jurídica do Sinditrigo, Alexia Brotto Cessetti.

Com o modelo aprovado, o passo seguinte será uma reunião com a presença de industriais, fornecedores, receptadores e demais elos da cadeia de alimentação de origem vegetal para definir quais serão os serviços necessários e os custos para reciclar e destinar corretamente os resíduos originados pela Logística Reversa.

Câmara Setorial do Trigo é instalada no ParanáMercado do Trigo teve expectativa baixa no mês de maio