SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Brasil participa de feira de alimentos nos EUA

14 de julho de 2011

Durante toda esta semana, 20 empresas brasileiras vão promover produtos industrializados na 57ª Summer Fancy Food Show, feira norte-americana de alimentos e bebidas. Pela primeira vez, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove missão comercial em parceria com o Ministério das Relações Exteriores para o evento realizado em Washington entre 10 e 17 de julho.

O estande do Brasil terá 200 m2, voltado para alimentos finos especializados (de maior valor agregado). Entre os produtos nacionais em exposição estão café, lácteos, mel, energéticos da Amazônia, chocolates, balas e confeitos, pão de queijo, farinhas e preparados. Além de contar com a estrutura oferecida pelo Ministério da Agricultura, as empresas integrantes do estande brasileiro podem oferecer seus produtos para degustação.

A ação tem a finalidade de inserir empresas brasileiras no mercado norte-americano e diversificar o portfólio de produtos comercializados naquele país. O evento foi precedido de rodada de negócios com cerca de quarenta compradores dos Estados Unidos, Caribe e Canadá e visita técnica a redes distribuidoras, organizadas pela Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA).

A Summer Fancy Food Show é realizada nos Estados Unidos desde 1954, normalmente, em Nova York. Mas, com o centro de convenções da cidade em reforma, o evento foi transferido neste ano para Washington. Na edição de 2010, 23.300 pessoas visitaram a feira, durante três dias.

O evento deste ano reúne 2.400 expositores de alimentos e bebidas de cerca de 80 países e deve ter um público de 24 mil visitantes. Participam também gerentes de compras de comércio varejista e atacadista, de restaurantes, de hotelaria, entre outros estabelecimentos.

Comércio bilateral- Em 2010, o Brasil exportou US$ 5,4 bilhões em produtos agropecuários para os Estados Unidos, desempenho 18,6% superior ao de 2009. Os principais itens brasileiros comercializados no ano passado foram produtos florestais (madeira, celulose, papel e borracha), com receita de US$ 1,69 bilhão; café, com embarques que somaram US$ 1,14 bilhão e couros e derivados, que totalizaram US$ 485 milhões.

Feira de Sabores do Paraná começa nesta quarta no Parque BariguiIndústria mantém liminar contra Anvisa