SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Programa protege produtor de trigo contra perdas

Garantia de ajuda deve beneficiar cerca de mil agricultores paranaenses na safra 2011

Produtores de trigo do Paraná estão ganhando um importante apoio. É que, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Estado assinou um acordo com o Governo Federal, garantindo a troca de informações do programa Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural. Na prática, isso significa que o produtor tem a garantia de amparo em caso de perdas decorrentes do clima, sendo que, do total a ser ressarcido, 70% é de responsabilidade do Governo Federal, 15% do governo do Paraná, e os 15% restantes ficam a cargo do próprio produtor.

Para a safra de 2011, o programa deve beneficiar cerca de mil agricultores paranaenses, garantindo estabilidade à atividade agropecuária. A notícia vem em boa hora para o setor, que sentiu os efeitos do frio que atingiu o Paraná no final de junho e início de julho. Lavouras de trigo e a segunda safra de milho, principalmente dos cultivos das regiões Oeste e Norte do Estado, devem ter queda. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção de milho da segunda safra deve ter quebra de 35%, enquanto que as lavouras de trigo devem ter a produção esperada para 2011 9% menor. "É uma pena essa perda provocada pelo clima nesta safra 2010/11, que vinha apresentando excelente desempenho, com produtividade e preços em elevação, e disseminando otimismo entre os produtores", afirmou.

Nas lavouras de trigo, a expectativa inicial de colher 2,86 milhões de toneladas no Paraná foi reduzida para 2,61 milhões de toneladas, com perda de 250 mil toneladas de grão. Para os produtores, os prejuízos estão avaliados em R$ 111 milhões. O Paraná é o maior produtor de trigo do País, com mais de 50% da produção nacional.

O Programa opera com recursos do Fundo de Desenvolvimento Estadual (FDE), gerenciados pela Agência de Fomento do Paraná, e é pioneiro na região Sul. O credenciamento das seguradoras aptas a atuar no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para o Trigo no Paraná começou em julho e já tem duas empresas, a Aliança do Brasil e a UBF Seguros S/A. Ambas cumpriram todos os pré-requisitos estabelecidos pelo governo e já podem ser procuradas pelos produtores paranaenses.

Produtores dos Campos Gerais esperam safra recorde de trigoPlano Safra da Agricultura Familiar é lançado