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O Congresso Internacional da Abit 2016 reafirmou o setor como estratégico para o crescimento do país. O evento ocorreu nos dias 1º e 2 de junho, no WTC Events, em São Paulo, e reuniu os principais atores da cadeia produtiva.
"Um setor que emprega 1,5 milhão de pessoas é muito estratégico. (...) Nossa moda é reconhecida em todo mundo e todos nós conhecemos mulheres estrangeiras que vêm ao Brasil com o objetivo de comprar roupa com a cara do Brasil", declarou Fernando de Magalhães Furlan, secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), durante a cerimônia de abertura de evento.
Já o presidente da Abit, Rafael Cervone, enfocou durante seu discurso a necessidade de voltar a confiar na economia e de que os empresários se prepararem para um novo cenário. "Não há crise que dure para sempre. Agora, do lado de cada um de vocês, tem alguém que está que está se preparando, pensando em como inovar, para este novo Brasil que virá", comentou. Cervone também citou a ética nas relações trabalhistas e comerciais, dentro e fora do País como sendo primordial para um mercado global.
Inovação tecnológica
Um dos pontos apresentados durante o evento foi a evolução tecnológica pela qual passa o setor e a velocidade com que elas avançam. Esse foi o tom da palestra de José Luis Cordeiro, consultor da Singularity University - Califórnia. "Em 20 anos veremos mais mudanças tecnológicas do que nos últimos dois mil anos", estimou ele.
De acordo com Cordeiro, em 2045, a inteligência humana vai alcançar a tecnologia, transformando-as em uma verdadeira singularidade científica. A evolução na maneira em que os humanos convivem com o meio ambiente também foi apontada no painel. "Teremos cidades avançadas e limpas. Não haverá lixo. Somente matéria-prima em locais errados e, isso será corrigido com reaproveitamento do material", antecipou. A conexão online e sua importância como ferramenta futurística também foi mencionada. "A internet das coisas já é uma realidade. Existe um projeto para que todas as pessoas do mundo tenham acesso à internet e isso deve acontecer em breve", afirma.
Internacionalização
Internacionalização das empresas foi o tema apresentado pelo Painel 1 no congresso, que mostrou diversas ações promovidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entre eles o Texbrasil - Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira -, desenvolvido em parceria com a Abit há 15 anos e que está disponível também para os associados ao Sinditêxtil. De acordo com a Apex-Brasil, durante esse período foram realizadas mais de seis mil ações de promoções comerciais e investimentos na ordem de R$ 300 milhões.
Varejo
As mudanças no varejo e seus impactos também estiveram na pauta do Congresso, em uma nova cultura no qual atendimento ao cliente é parte de toda a cadeia de fornecimento, não apenas da ponta. No painel que discutiu o tema, o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, falou da necessidade de entender o fator humano para estabelecer estratégias de sucesso. "Antes de cada número existe a história de um brasileiro que tem medos e tenta sobreviver à crise", afirmou.
Já a gerente de Inteligência de Mercado do WGSN, Lorna Hall, salienta que o varejo precisa pensar no cliente de uma forma diferente e quais são os caminhos e ferramentas que podem ser usadas para continuar competitivo. "É fundamental se adaptar às necessidades do consumidor. O grande teste é saber se o cliente vai escolher sua marca ou outra", alerta.
Com informações da assessoria de imprensa do evento