Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sinditêxtil-PR assina acordo de cooperação com o Senai para ações relacionadas à NR-12

Ação visa beneficiar as indústrias associadas, auxiliando na busca por soluções para a questão e tem como principal meta informar e diagnosticar necessidades do setor têxtil para facilitar adaptação. Os industriais terão 120 dias para aderir à proposta e garantir descontos no serviço

O Sinditêxtil-PR realizou acordo de cooperação com o Senai Paraná para a elaboração de diversas ações relacionadas à Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que determina regras para a segurança da operação em máquinas e equipamentos. A legislação traz diversas preocupações à indústria, pelas dificuldades que proporciona na adequação do setor produtivo.

O assunto foi discutido durante a última reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil, realizada em setembro. Representantes do Senai apresentaram questões relacionadas à norma, que é extremamente complexa e abrangente, uma vez que as definições são gerais para equipamentos, independentemente da época em que foram fabricados e adquiridos e do setor no qual são utilizados. Essa generalização dificulta a compreensão de especificidades e necessidades inerentes a cada segmento.

A partir desta apresentação, o Sinditêxtil-PR buscou levar maior volume de informações aos seus associados e realizou em Curitiba, também em setembro, um workshop para discutir o tema e informar os industriais sobre as ações conjuntas que podem ser realizadas. Os representantes do Senai também ressaltaram na ocasião a importância de a empresa demonstrar, em caso de fiscalização, que já estão sendo tomadas medidas no sentido de realizar a plena adequação ao texto da norma.

Diagnóstico

A base do acordo de cooperação entre o sindicato e o Senai é a elaboração de um diagnóstico com base na NR-12, trabalho que será promovido pelo corpo de especialistas do Senai Paraná, com calendário e cronograma das ações que serão divulgados em breve. A ideia principal é analisar máquinas em uma amostra representativa de empresas e buscar soluções que possam ser replicadas, uma vez que os equipamentos utilizados são os mesmos em várias indústrias. Também está em discussão a realização de manuais de modo conjunto, bem como o treinamento de profissionais, de modo a reduzir custos e tempo na adaptação. 

Em função do convênio, os custos destes serviços serão bem menores para as indústrias associadas ao Sinditêxtil-PR. Os industriais terão, a partir de agora, 120 dias para aderir ao projeto e garantir um investimento com menor taxa. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas no Sinditêxtil-PR.

Setores vestuário e têxtil terão rodada de negócios internacional no dia 30 de outubroMarcas comemoram contato com consumidor no ID Fashion