Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Próxima reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário acontece em junho

Logística Reversa, Circuito Moda Nova York e a prestação de contas estiveram na pauta da última reunião, realizada no dia 24 de abril

Logística Reversa, Circuito Moda Nova York e prestação de contas foram alguns dos principais temas abordados na última reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário. O encontro aconteceu na sede da Fiep, no dia 24 de abril, reunindo representantes do Sinditêxtil, Sindivest, Sinditêxtil Londrina, Sindivest Cascavel e Sindivest Cianorte.

A reunião foi iniciada com uma apresentação da presidente do Sindivest, Luciana Bechara, sobre sua participação no Circuito Moda Nova York. Por conta dessa experiência positiva, os membros do conselho expressaram o desejo de participar de outra missão empresarial em Nova York, com foco em tendências de inverno e na capacitação de empresários.

Em relação ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), a responsável pelo setor de Gerência de Desenvolvimento da Fiep, Cláudia Lacerda, informou aos presentes sobre o andamento desse processo.

“Agora está em curso um pedido de dilação do prazo para o envio de dados para a Secretaria do Meio Ambiente. Isso estava previsto para o dia 30 de abril”, contou Cláudia. Caso o pedido seja aceito, as empresas terão mais quatro meses para ingressar no plano e prestar as devidas informações.

Obrigatório por lei, o PGRS possui a melhor relação de custo benefício para as empresas quando feito por meio de parceria com o Sebrae e dentro do período regulamentado.

Prestação de contas
Na reunião, o executivo do Sinditêxtil Manuel Luiz Araujo também fez a prestação de contas do estudo da competitividade do setor do vestuário encomendado ao Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi). Como o fundo para o custeio do estudo gerou uma verba excedente, o coordenador do conselho do vestuário, Marcelo Surek, sugeriu que esse valor seja usado em despesas com a criação de um Instituto de Desenvolvimento do Setor Têxtil e de Vestuário.

A próxima reunião do conselho está prevista para o dia 13 de junho.

Desafios da negociação salarialIEL: novos talentos e educação executiva para o avanço do setor industrial