Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Desafio Passarela Senai estimulou a criação de maiôs de natação

Sinditêxtil foi um dos apoiadores da 8ª edição do evento, realizado em parceria com a Academia Gustavo Borges

clique para ampliar>clique para ampliarTatiane Fagundes venceu o desafio (Foto: Agência Fiep)

Em sua 8ª edição, o Desafio Passarela Senai premiou a designer Tatiane Fagundes, aluna do segundo período do curso Tecnólogo em Design de Moda. Apoiado pelo Sinditêxtil, o evento aconteceu no dia 4 de setembro, no Campus da Indústria, e contou com um desfile produzido por Rodrigo Orizzi.

Ao todo, 120 jovens designers participaram do desafio de elaborar um maiô feminino para praticantes da natação e amantes do esporte.  Este ano, o grande parceiro do evento foi a Academia Gustavo Borges. Além Tatiane, as demais finalistas – Pholianna Montibeller, Isabele Pariz, Debora Altini e Thais Iensen – irão desenvolver uma coleção exclusiva de trajes de natação, que será comercializada pela rede da academia em todo o país. O ex-atleta e medalhista olímpico da natação, Gustavo Borges, foi um dos jurados da prova.

Para o presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman, o evento é importante por estimular a criatividade dos jovens designers. “Se não investimos na inovação, paramos no tempo. E nada melhor do que apoiar esses jovens que estão criando e que tem pique para fazer moda e desenvolver novas formas de pensar. Eles trazem uma mudança de mentalidade”, afirmou. Tesoureiro do sindicato, Marcelo Surek concorda com Furman. “Eventos como esse são de extrema importância porque geram os profissionais do futuro. Por isso damos todo o apoio ao Desafio Passarela Senai”, disse Surek.

Conceito do maiô
O maiô elaborado por Tatiane foi pensado para atender três funções: estética, simbólica e prática. Modelado para destacar a silhueta feminina, o maiô foi inspirado no movimento da água e nas hastes de uma estrela, simbolizando a vitória. Tatiane ainda utilizou na modelagem o princípio de Bernoulli, formando linhas aerodinâmicas que, na teoria, aumentariam a velocidade do nadador na água. “Já trabalho com estampas e tenho muita vontade de crescer junto com uma marca. Ter vencido o Desafio Passarela será uma porta de entrada para isso”, contou Tatiane.

Para Gustavo Borges, a participação no Desafio Senai foi muito positiva. “O trabalho realizado pelas meninas foi fantástico e foi perceptível toda a dedicação empregada. Poder participar de um evento como esse, que estimula os novos estilistas, é muito gratificante. Estou muito feliz de estar aqui”, disse Borges. Reconhecido como uma vitrine de novos talentos da moda paranaense, o Desafio Passarela tem como objetivo estimular a destreza dos alunos de Design de Moda no desenvolvimento de uma tarefa com tempo reduzido. Inspirado no “Project Runway”, reality show norte-americano, a cada edição uma prova diferente é realizada, contemplando diversos segmentos da moda.

Com informações da Agência Fiep

Sinditêxtil prepara diagnóstico sobre o mercado do vestuário no ParanáLiderança foi o tema da Jornada de Especialização dos Sindicatos