Av. Cândido de Abreu, 200
Centro Cívico - CEP: 80530-902 - Curitiba/PR
(41) 3252-5369
O Sinditêxtil participou de uma reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil, realizada no dia 28 de maio, na sede do Sindivest Maringá. Estavam presentes 11 presidentes de sindicatos do setor, incluindo o presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman. O objetivo foi debater o cenário atual e futuro das empresas de confecção e vestuário.
Segundo Furman, mais importante que o debate é encontrar um caminho para alavancar o setor têxtil no Paraná e em Curitiba. “Nós estudamos soluções em curtíssimo prazo para que possamos sair dessa situação de reféns das importações e para que a indústria possa continuar”, conta.
O presidente explica que o setor não tem condições de competir com a grande quantidade de produtos que entra no país. “Nós lidamos com a alta carga tributária, com uma mão de obra que não é produtiva e com encargos trabalhistas. Não conseguimos nos manter nem nacionalmente, muito menos exportar. Os planos que definimos durante o encontro não são para daqui a um mês; são para já”, diz.
O coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil e tesoureiro do Sinditêxtil, Marcelo Surek, afirma que os assuntos tratados envolveram o Estado, o Brasil e o mundo. “Efetuamos um planejamento proativo para o trabalho junto à Fiep e a órgãos governamentais”, explica.
Na ocasião, também foi apresentada a proposta do Estudo da Competitividade para a Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná por Marcelo Villin Prado, do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) e, logo após, os presidentes debateram sobre as expectativas com relação ao estudo.