Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Paraná Business Collection cria diferencial para moda paranaense

Presidente do Sinditêxtil avalia sucesso do evento, que consolida Estado como celeiro de novos estilistas e atesta qualidade do produto fabricado aqui

clique para ampliar clique
               para ampliarParaná Business Collection mostra que o estado sabe confeccionar com qualidade (Foto: Divulgação)

A 6ª edição do Paraná Business Collection (PBC) reuniu estilistas paranaenses que apresentaram coleções de 11 marcas, além dos desfiles de dez novos designers na Mostra Ideia Moda. O evento, realizado de 26 a 30 de junho, em Curitiba, apresentou com muito charme e elegância as tendências para o Verão 2012/2013. O PBC é uma iniciativa da Fiep por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, e do Sebrae/PR.

O presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman, destaca que o PBC está se tornando um dos encontros mais importantes da moda do Sul do país. "O apoio da mídia nos trouxe visibilidade e a Fiep, associados e empresas envolvidas também ajudaram a alavancar este sucesso." Furman ainda ressalta outros pontos essenciais para a união da moda paranaense. "Revelamos que possuímos talento e, acima de tudo, qualidade ímpar em nossos produtos. Em novembro, durante o show room, mostraremos que somos bons negociadores também", afirma.

A cada edição o PBC vem demonstrando a evolução da indústria têxtil paranaense. A coordenadora do evento, Nereide Michel, acredita que a indústria ganha com este evento de grande porte, capaz de apresentar grifes e profissionais da área. "É importante selecionar as marcas que tenham criatividade, estilo e qualidade, pois estão representando o Estado e a moda paranaense", afirma.

Na passarela, os desfiles esbanjaram criatividade. As roupas atenderam a todos os estilos, trazendo transparências, cores claras, monocromáticas, designs e tecidos variados, mesclando criações alegres e sóbrias. O ponto em comum em todas elas é que de uma maneira ou de outra, todas guardavam o modo de se vestir do paranaense.

Duas estações - A partir desse ano o PBC passa a contar com duas edições para apresentar as coleções de moda verão e inverno. A segunda edição vai acontecer de 6 a 10 de novembro. "É um benefício muito grande para o Estado, pois não dá para ter competitividade no mercado se não tivermos as duas temporadas", avalia Nereide. Ela ressalta que a realização das duas edições é fundamental para ampliar e consolidar o PBC nos cenários nacional e internacional.

De acordo com o coordenador do curso de moda do Senai, Edson Korner, a visibilidade das marcas dentro do Estado é de extrema importância e o evento agrega valor à moda paranaense. "O PBC está dando visibilidade, mostrando que o Paraná não só fabrica, mas também cria", afirma.

Revelação - O aluno Luan Gustavo Rodrigues, do Senai-PR, foi o grande vencedor da 9ª edição do Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda. O jovem estilista também ganhou uma viagem para integrar uma Missão Empresarial da Fiep e uma bolsa de estudos de um curso intensivo de italiano. "É a quarta vez que participo do João Turin e finalmente chegou minha vez de me destacar. Para quem está iniciando a carreira, é uma excelente oportunidade para mostrar sua cara e seu trabalho", disse Luan, cujos looks foram inspirados nas obras do artista curitibano Poty Lazzarotto.

Protesto pede mais atenção do governo ao setor têxtilSinditêxtil espera grande participação de associados no PBC