Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

PBC ganha duas edições por ano

Semana de moda paranaense apresentará as coleções de Verão e Inverno

A partir de 2012, o Paraná Business Collection (PBC) terá duas edições, que serão realizadas de 26 a 30 de junho e de 6 a 10 de novembro. Organizado pela Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil do Paraná, e Sebrae/PR, o PBC já teve cinco edições e está entre os principais eventos do calendário brasileiro da moda.

A mudança é resultado de uma nova estratégia dos realizadores para ampliar o evento e consolidá-lo, ainda mais, no cenário nacional e internacional. Para alcançar este objetivo, faz parte da proposta a abertura do PBC também para marcas de outros Estados.

Com duas edições, uma com as coleções de Verão e outra de Inverno, a agenda de 2012 inclui a realização do Showroom de Negócios apenas no evento de novembro, destacando, assim, o Estado como produtor de moda Inverno, diferencial importante para o varejo de todo o Brasil.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, aposta nas novidades que o Paraná Business Collection reserva para 2012. Segundo ele, o comportamento dos lojistas e a dinâmica do competitivo mercado da moda contribuíram diretamente para a revisão da estratégia do Showroom de Negócios. "Acreditamos que esta mudança no formato do Showroom, aliada à realização de duas edições, incentivará a vinda de compradores de todo Brasil", comenta Costa.

Para o presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman, este é o principal evento voltado para moda no Estado e uma ferramenta muito importante para os estilistas do Paraná. "A ocasião é importante para mostrar que o Paraná entende de moda. Temos produtos de qualidade, bom gosto e bem elaborados. Além disso, devemos valorizar a mão de obra daqui", afirma Furman. Para ele, o PBC deve ser usado também por outros estilistas como fonte de informação.

Furman frisa que a participação de todos os empresários e colaboradores do setor é indispensável. "Pedimos que todos prestigiem e enviem colaboradores para uma participação maciça, mostrando o valor que o evento possui", conclui.

Moda paranaense - Costa reafirma que o evento tem como prioridade divulgar a moda produzida no Paraná, seus estilistas e empresários. "O PBC é um evento que reúne o melhor da moda e da produção paranaense. A cada ano, nossas empresas destacam-se pela criatividade e qualidade de produtos. A semana de moda paranaense se consolida como vitrine para ganhar mercado", conta o diretor-superintendente do Sebrae/PR. Na avaliação dele, a realização de duas edições do evento no mesmo ano também é fruto de amadurecimento e de uma análise técnica. "O Paraná Business Collection foi idealizado para mostrar a criatividade e a qualidade da nossa produção têxtil, aproximando a moda paranaense dos canais de comercialização em todo Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios", afirma Costa.

O coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, Marcelo Surek, conta que foi realizado um estudo, envolvendo lojistas e compradores, onde foi identificada a necessidade de duas edições e da antecipação da coleção de Inverno para novembro. "Após essa pesquisa, o Conselho se reuniu com empresários do setor para criar um planejamento estratégico para o evento. Agora, com duas edições, confirmamos o constante crescimento do PBC que acontece desde sua criação. O evento se fortalece ainda mais e se consolida, não apenas na comercialização da moda paranaense, mas também como uma excelente oportunidade para novos contatos, conhecimento e prospecção de clientes", explica Surek.

João Turin - O IX Prêmio João Turin, que faz parte da programação paralela do VI Paraná Business Collection, tem como tema "Pincéis e Carretéis". Pintores paranaenses e suas obras servem de inspiração aos participantes, além de artistas que não nasceram no Estado, mas imprimiram a cultura paranaense em seus quadros, podem ser referência de pesquisa para os trabalhos. Os estudantes selecionados apresentarão suas criações em um desfile temático, no último dia do evento, 26 de junho, quando será conhecido o grande vencedor.

Desde a primeira edição, em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda tem como objetivo se transformar em uma importante expressão da cultura paranaense por meio da moda. O concurso busca estimular a pesquisa em temas da cultura estadual, além de incentivar e detectar novos talentos para este mercado. Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, o prêmio é dedicado aos estudantes de cursos técnicos, de graduação ou especialização em Moda, Estilismo e Design, matriculados em instituições do Paraná.

Pesquisa da Fiep revela desempenho negativo do setorEmpresários unem-se em torno de 13 temas prioritários