Sinditêxtil PR

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná

Governo quer combater subfaturamento de importação de têxteis

Para presidente do Sinditêxtil, iniciativa chega tarde para evitar fechamento das empresas, que podem não ter fôlego para aguardar benefícios da medida

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Governo vai mudar o regime de tributação para os produtos têxteis. "Estamos formatando um procedimento de salvaguarda que deverá se completar nos próximos dois meses para mudar a atual tributação ad valorem para ad rem", disse. O ministro fez o anúncio em São Paulo ao receber medalha de honra ao mérito entregue pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Com a alteração, as importações do setor serão tarifadas com um valor fixo, de forma que seja inviabilizado o subfaturamento dos artigos que entrarem no Brasil. De acordo com o ministro, será enviada uma petição à Organização Mundial do Comércio (OMC) para formatar procedimento de salvaguarda que permita que os importados sejam tributados sobre o modelo ad rem (tributação específica sobre o produto) e não mais ad valorem (sobre o valor do bem). O objetivo é combater o subfaturamento de produtos importados. "Essa é mais uma ação para fortalecer esse setor que é tão importante para a economia do País", afirmou.

Fôlego - Com saldo negativo de 15 mil postos de trabalho no País, o presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman, avalia que o anúncio do ministro Mantega chegou tarde demais para acudir as empresas brasileiras que presenciaram o derrame de peças de vestuário no final do ano. "As medidas estão chegando um pouco tarde, pois o volume que entrou no Brasil nos últimos dias que antecederam o Natal foi enorme e isso foi determinante para que as fábricas brasileiras já pensem em fechar as portas. Espero que tenhamos fôlego para iniciar 2012 e aguardar o resultado da mudança de tarifa em relação às importações", declarou.

Segundo o ministro, o projeto de lei já foi aprovado e depende agora da autorização da OMC. O Governo espera que seja concedida pela Organização uma salvaguarda provisória em até três meses. "Queremos fazer essa operação dentro das regras e demonstrar o prejuízo que a indústria está sofrendo com a concorrência dos importados", disse Mantega.

No regime ad valorem é cobrado um percentual sobre o valor do produto. "Mas se o preço é subfaturado o imposto não serve para nada", disse o ministro. No regime de tributação ad rem o Governo adotaria uma classificação de mercadorias em que cada uma teria um tributo fixo de importação. De acordo com Mantega, o Governo também estuda a alteração do regime para outros setores da economia, mas não quis especificar quais.

O objetivo da medida é proteger a indústria têxtil, que neste ano viu a produção recuar 15%, mas também deverá resultar em crescimento de arrecadação do Governo, já que o novo sistema irá aumentar a taxação dos importados.

Socorro, tenho uma indústria têxtilPesquisa da Fiep revela desempenho negativo do setor