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Loja própria aproxima o cliente das marcas

30 de maio de 2011

Além de investir em design e no fortalecimento das marcas, outra estratégia adotada pelas empresas têxteis foi a criação de canais de vendas próprios. Por meio franquias ou lojas próprias, as empresas do setor visualizam uma maneira de estreitar o relacionamento com o consumidor final e ampliar as margens sobre os produtos.

Mais do que uma fabricante de itens de vestuário, a Marisol caminha para se tornar uma gestora de marcas com forte atuação no varejo. Hoje, cerca de 20% do faturamento da companhia vem das franquias e lojas próprias mantidas pela empresa.

Segundo Giuliano Donini, presidente da companhia, os negócios com varejo fazem parte do último ciclo da empresa. Há 47 anos no mercado como fabricante de peças de vestuário, a Marisol atua há onze anos no varejo com lojas e franquias.

Segundo balanço de 2010 da empresa, a Marisol contava com 174 lojas franqueadas Lilica & Tigor, nove lojas próprias One Store e 117 credenciadas, além de 13 lojas exclusivas Rosa Chá e 20 lojas Babysol - entre 14 franqueadas e seis próprias. No mercado brasileiro, a empresa atua ainda com três lojas piloto com a marca Pakalolo. De acordo com as previsões para 2011, estão planejadas dez novas lojas no Brasil, além de outras 12 franqueadas Babysol. Com um investimento de R$ 11,3 milhões, a companhia espera implantar novas lojas própria One Store este ano.

O presidente estima que as vendas em canais próprios da marca poderão representar 50% do faturamento da companhia nos próximos anos. Acreditamos e apostamos que o varejo se mistura com a marca. É difícil individualizar até que ponto vai o trabalho com o varejo e até que ponto vai o da marca. O varejo ajuda a construir a marca, defende o executivo.

Para Sonia Hess, presidente da Dudalina, varejar - como ela chama o ofício de administrar lojas próprias - ainda está sendo um aprendizado. A empresa prevê chegar ao fim de 2011 com 20 pontos de venda Dudalina Feminina, entre lojas próprias e franquias. A empresa iniciou no varejo e agora está retornando para ele, lembra a executiva. Antes de se tornarem fabricantes de camisas, seu Duda e dona Adelina, o casal que deu início ao negócio, mantinha um comércio de secos e molhados em Luis Alves, no Vale do Itajaí catarinense.

Até agora, já foram abertas três lojas voltadas para o público feminino, a mais recente delas em Curitiba. Com a marca Dudalina Concept, que reúne as demais marcas da empresa, a companhia mantém seis lojas no Brasil.

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