Rua Julio de Castilhos, 3465
Vila Industrial - CEP: 85904-175 - Toledo/PR
(45) 3379-6164 sindirepa-tdo@hotmail.com
A sede da Fiep de Cascavel recebeu, no dia 03 de julho, empresários e representantes de sindicatos de diferentes setores da região para uma palestra com o tema “Como atender a fiscalização do trabalho”, que foi ministrada pelo advogado Antônio de Castro Queiroz, de Belo Horizonte. Aproximadamente 50 pessoas participaram do evento, incluindo representantes do Sindirepa Toledo.
“Essa parceria entre a federação e os sindicatos faz toda a diferença na nossa rotina de trabalho, porque podemos participar desses cursos e nos adaptar a tudo que os palestrantes ensinam”, explica o presidente do Sindirepa Toledo, Edimar Carlos Vanzella.
O evento foi realizado durante todo o dia e as discussões foram as mais variadas, como os cuidados que o industrial precisa ter ao receber um fiscal em sua empresa, os documentos que podem ser exigidos, qual é o limite de atuação deste profissional e qual é o foco da fiscalização. Neste caso, o palestrante destacou a implantação do e-Social.
No entanto, Queiroz fez um alerta: um auditor, dificilmente, terá apenas um foco principal. Ele fará um trabalho cuidadoso e minucioso, podendo fiscalizar diferentes itens em uma só visita.
De acordo com o palestrante, a meta definida pelo Ministério do Trabalho é de que cerca de 150 empresas sejam fiscalizadas por ano. As indústrias precisam estar preparadas para isto. Queiroz ainda aconselhou o empresariado a procurar o sindicato que o representa para que possa receber o auxílio necessário ao receber a visita de um auditor.
O Sindirepa Toledo é um exemplo de sindicato que busca o aperfeiçoamento e se dispõe a ajudar os associados. Por isso, faz questão de participar de eventos como este. “Quanto tiver outra palestra, com certeza, estaremos presentes e já deixo o convite para todo os nossos associados também acompanhem. Esperamos que todos participem porque vale a pena”, completa o presidente.