SINDIREPA TOLEDO

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo

Empresários da reparação conhecem projeto do veículo elétrico em Foz do Iguaçu

Eles visitaram as instalações do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu

clique para ampliar>clique para ampliarEmpresários durante visita técnica na Usina de Itaipu (Foto: Sindirepa Toledo)
Entre os dias 7 e 9 de novembro, os empresários do setor de reparação do estado visitaram o CPDM-VE (Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos) da Itaipu Binacional. O grupo foi acompanhado pelo coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, durante a visita técnica. Na ocasião os integrantes do grupo puderam ver de perto como funcionam os motores ali desenvolvidos, bem como visitar os laboratórios de pesquisa e pilotar alguns veículos.
O ponto de destaque da visita técnica foi a palestra ministrada pelo engenheiro e coordenador de P&D do Programa VE, Marcio Massakiti Kubo, que explanou sobre o projeto e esclareceu as  dúvidas dos empresários quanto à nova tecnologia.  O engenheiro também destacou como o VE pode impactar no dia a dia das oficinas mecânicas e o que pode mudar futuramente com a inclusão destes veículos na frota brasileira.
Os participantes ficaram satisfeitos com a visita e destacaram sua importância para entender o projeto. “A visita foi muito importante para o entendimento sobre a tecnologia que está sendo empregada, porém, é algo muito novo ainda para as empresas reparadoras de veículos, uma vez que os projetos ainda estão sendo testados para comprovar a sua eficiência”, destacou Edimar Carlos Vanzella, presidente do Sindirepa Toledo”.
Para Evaldo Schimanski Martins “o projeto é muito interessante e com certeza será um grande avanço em termos de modernização nos veículos brasileiros com a aplicação de novas tecnologias que não agridem o meio ambiente”.
O técnico de ensino do curso de mecânica automotiva do Senai, Renato Gavazzoni, também integrou a visita técnica e ressaltou que a experiência foi bastante proveitosa. “Foi fundamental essa oportunidade de observar este projeto e o esforço que a Itaipu e parceiros estão fazendo para baratear esta tecnologia. Já sabia do projeto, mas foi bom ter ficado a par de tudo”, afirmou.
De acordo com Gavazzoni, a iniciativa do Sindirepa-PR foi importante não apenas para os reparadores, mas também para o Senai, que trabalha com inovação. Ele ainda destacou a interação dos sindicatos com o Senai.

Sindirepa realiza diversos treinamentos para melhorar a qualidade do setor industrialSindirepas estão finalizando o Plano de LR para o setor de reparação