SINDIREPA TOLEDO

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo

Campanha Amigo do Trânsito é realizada em Toledo

Voluntários fizeram inspeções em veículos gratuitamente

clique para ampliar>clique para ampliarCampanha Amigo do Trânsito é realizada em Toledo (Foto: Kamilla Rorato)
A campanha “Amigo do Trânsito”, que nasceu de uma parceria entre o Sindirepa e o Núcleo de Mecânicas, começou há quatro anos em Toledo e reúne um público maior a cada edição. Neste mês, cerca de 200 motoristas passaram pelo Lago Willy Barth para fazer a inspeção do veículo.
O objetivo da ação é que os motoristas façam a revisão para as férias de fim de ano com antecedência, por isso, 20 mecânicas participaram e mais de 100 voluntários trabalharam pesado durante todo o sábado para atender o maior número possível de pessoas.
“Não se deve deixar para a última hora. Geralmente o cliente lembra de fazer a revisão dias antes de viajar, mas o ideal é que faça com pelo menos um mês de antecedência. Dessa forma, ele tem tempo para testar o veículo e ver se está em condições”, explica Marcio Luiz Beppler, gerente executivo do Sindirepa.
As empresas participantes inspecionaram os veículos gratuitamente. Itens básicos foram verificados, como suspensão, freios, iluminação e amortecedores. Feito isso, os motoristas receberam orientações de como proceder caso o veículo precisasse de reparos antes de pegar a estrada.
A Nakata, indústria do setor automotivo de São Paulo, apoia e participa do evento. Uma equipe esteve na cidade para auxiliar na verificação dos carros. “É um trabalho de prevenção que tem um resultado incontestável. A prevenção é o melhor remédio. Inclusive já está mais que provado que a manutenção preventiva é mais econômica que a corretiva”, explica Antônio Jair Silva, supervisor de assistência técnica da empresa.
O analista de negócios Maicon Luiz não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para saber se estava tudo certo com o seu carro. “É melhor fazer a prevenção do que ficar na estrada depois”, comenta.
O coordenador do Núcleo de Mecânica Antônio Silva Ribeiro destacou que a preocupação dos organizadores não era consertar os veículos, mas mostrar aos motoristas a importância de se preocupar antecipadamente. “É uma conscientização para que as pessoas façam a manutenção com frequência”.
Para mostrar aos visitantes por que o carro deve estar em excelentes condições antes de dirigir em rodovias, uma exposição fez parte da ação. “Trouxemos o veículo de um acidente que vitimou uma família, para chamar a atenção de como é importante uma manutenção bem feita. Queremos conscientizar que o veículo é importante para a vida e para a segurança das pessoas”, destaca o coordenador regional da Fiep, Lieser Belenzier.
Quem não conseguiu comparecer ao Lago, ainda tem uma chance de fazer a revisão gratuitamente. As mecânicas associadas ao Sindirepa continuarão com o projeto nas próprias empresas até 30 de outubro.

Sindirepa realiza reunião para definir reajuste salarialSindirepa apoia Outubro Rosa