Rua João Manoel dos Santos Ribas, 405
CEP: 84051-410 - Ponta Grossa/PR
(42) 3223-9542 / 3219-5024
sindirepapg@gmail.com
A Autopar - Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva - reuniu reparadores e outros profissionais durante o evento, realizado em junho em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os milhares visitantes que passaram pela feira puderam acompanhar as novidades em tecnologia e serviços com mais de 500 marcas expositoras, com apresentações de produtos para diferentes tipos de veículos, incluindo tratores, máquinas agrícolas, empilhadeiras, motos, caminhões e ônibus, além de acessórios.
Uma caravana com reparadores de Ponta Grossa marcou presença no evento. Eles se encontraram com profissionais de todas as regiões do estado, que também partiram para acompanhar a feira. Além de Ponta Grossa, os Sindirepas de Maringá, Paranavaí, Toledo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes e Londrina organizaram grupos para a visitação. Isto mostra a importância do evento para o setor.
Entre os assuntos que foram abordados durante a feira estavam alguns temas relacionados ao meio ambiente, como Logística Reversa, destinação correta de resíduos e carro elétrico. Os reparadores puderam acompanhar o programa Jogue Limpo, operado pela empresa Cellus Ambiental com o patrocínio dos fabricantes de óleo lubrificante. Por meio deste projeto, as oficinas mecânicas podem dar o destino correto para as embalagens deste produto. “O programa visa a coleta das embalagens de óleo lubrificante, com custeio total da logística pós-consumo do produto”, conta Cinthia Chico, gerente da Cellus Ambiental.
De acordo com ela, o programa Jogue Limpo abrangia inicialmente a coleta das embalagens em concessionárias e postos de combustíveis, mas o serviço foi ampliado para as oficinas mecânicas, pois elas também fazem a troca de óleo. O Paraná será o primeiro estado brasileiro com esta extensão para os reparadores.
Por meio de uma parceria com o Sindirepa, os reparadores do Paraná podem aderir ao programa gratuitamente. Basta a empresa estar legalmente constituída para fazer o cadastro no projeto. As oficinas devem reunir uma quantidade de pelo menos 15 quilos de embalagem de óleo lubrificante e fazer o agendamento da coleta, que é gratuita. O programa fornece o comprovante necessário para o serviço.
Uma das grandes atrações da feira foi o veículo elétrico desenvolvido pela Itaipu, por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos. Os visitantes puderam acompanhar detalhes do carro, como o motor e o carregamento. A tecnologia desperta cada vez mais o interesse dos reparadores, pois a expectativa é de que em breve os carros elétricos sejam usados no dia a dia.