Rua João Manoel dos Santos Ribas, 405
CEP: 84051-410 - Ponta Grossa/PR
(42) 3223-9542 / 3219-5024
sindirepapg@gmail.com
O Sindirepa Ponta Grossa juntamente com o Senai e Sebrae realizaram no dia 21 de outubro e no último dia 11 de novembro, um encontro sobre a “Logística Reversa na Gestão de Resíduos Sólidos”, no auditório do Sesi Ponta Grossa. Entre os objetivos do encontro, cujo tema tem ocupado a agenda de toda a cadeia produtiva, está a aplicabilidade do gerenciamento de resíduos sólidos, que deve atender as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), fundamentada para cumprir as exigências da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Essas reuniões têm ocorrido mensalmente com a consultoria técnica do Senai, que após colher as informações e debater os tópicos mais importantes auxiliam na elaboração do plano. Segundo a engenheira ambiental Keylla Pedroso, do Senai, o trabalho desenvolvido por meio das reuniões tem dado resultados positivos à medida que o plano é debatido. “Essa é uma política nacional e que as indústrias do Paraná estão fazendo. É uma proposta em que todos precisam se enquadrar”, disse.
Os temas abordados foram: os instrumentos de gestão integrada de resíduos; o papel da logística reversa;
como essa operação pode funcionar; os desafios de sua implantação; a preocupação
com o rastreamento do produto; a definição de uma estrutura adequada de recebimento e encaminhamento daquele
resíduo que pode voltar ao ciclo produtivo.
Entre os tópicos, alguns aspectos jurídicos também
foram debatidos, incluindo as responsabilidades de cada empresa, além da participação de cada uma delas
conforme as especificações técnicas.
Durante as reuniões foram apresentadas imagens com fluxogramas das ações que deverão ser implantadas. Além disso, no encontro, 12 empresas receberam uma hora de consultoria gratuita na empresa, para esclarecimento de dúvidas e receber orientações e elas já manifestaram o desejo de implantar o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Selo Verde) no ano de 2014 pelo Senai com 80% de subsídio do Sebrae. “Com apoio dos sindicatos, a consultoria tem sido satisfatória no âmbito técnico e construtivo do Plano que está em andamento”, completou. Além de Keylla, a equipe de consultoria técnica é formada por Liliane Claudino e Karine Corrêa.