SINDIREPA PONTA GROSSA

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Ponta Grossa

Motores mais eficientes e econômicos

22 de setembro de 2011

Na Europa, carros com alto índice de emissões de CO2 pagam mais imposto. O futuro aponta para modelos híbridos ou de tecnologia downsizing, de menor cilindrada. Confira alguns deles

Eles não ficam fora de nenhum salão. Uns conceitos refletem mais a realidade da montadora com relação à linha de produtos, enquanto outros são puro exercício de criatividade dos designers. Neste salão, a maior parte dos modelos exibidos trazem a tecnologia híbrida, incluindo os veículos 100% elétricos e os conhecidos como plug-in.

Os compactos continuam em alta no mercado europeu e apontam o futuro das cidades, com motores mais eficientes e econômicos. Mas há fabricante que não abre mão de apresentar vistosos grandalhões, mesmo que eles ganhem agora o downsizing, motores de menor cilindrada, para que se enquadrem nas rigorosas legislações ambientais da Europa (DG).

Ford
O Evos vai inspirar os novos carros da Ford. "É a evolução do estilo kinetic. Alguns elementos do carro apontam a direção dos nossos produtos globais, que muito interessa ao Brasil", confirmou J Mays, vice-presidente de design do grupo, em entrevista ao Correio. Com 4,5m de comprimento, o cupê está equipado com tecnologia híbrida (os motores a gasolina e o elétrico ainda estão em desenvolvimento), e autonomia, segundo a Ford, para rodar até 800km.

Fiat
Destaque para o Panda , compacto que traz um pouco do estilo do novo Uno. Os dois foram desenvolvidos juntos, assumindo características de cada mercado consumidor. A tecnologia de motores pequenos está presente com o TwinAir de dois cilindros e 65/85cv.

Audi
O A2 elétrico tem 3,80m de comprimento, motor elétrico de 113cv, capacidade para quatro pessoas e detalhes que incluem teto de vidro e iluminação em led. Ele ainda deve passar por alguns ajustes, para ser lançado no mercado europeu em breve.

Renault
O Frendzy elétrico é o quarto conceito da Renault que mostra a tendência dos modelos futuros da marca, depois do DeZir, do Captur e do R-Space.

BMW
Os conceitos i3 e i8 mostram o desenvolvimento da marca alemã no universo das tecnologias limpas: o primeiro é um modelo urbano; o segundo, um esportivo híbrido. Nos próximos salões internacionais, eles devem aparecer na forma de modelos de série e prontos para as ruas.

Peugeot
O HX1 híbrido tem quase cinco metros e capacidade para seis passageiros. O motor híbrido traz a tecnologia plug-in. A marca, cujas vendas fora do mercado europeu representam 44%, lança o híbrido 3008, com motor 2.0 de 200cv e nível de emissões menor que o do compacto 107 vendido naquele mercado. Outra estreia mundial é o 508 RXH Edição Limitada, mas as vendas vão se concentrar na Europa: tração integral, emissões inferiores a 109g/km, 23,8km/l e preço de 48,9 mil euros.

Land Rover
Confira as linhas da nova geração do jipe Defender. No DC100, a valentia continua, mas agora com mais conforto.

Audi
O protótipo recebeu o nome de Urban, um carro leve para duas pessoas e ideal para o trânsito das grandes cidades. O cockpit é em fibra de carbono e o motorista fica sentado mais à frente em relação ao carona. Destaque para as rodas com aro de 21 polegadas e os dois motores elétricos.

Toyota
A fórmula do conceito FT-86 II é o consumo sustentável e a esportividade. A transmissão é automática de seis velocidades, com respostas rápidas, como um carro de corrida.

Volkswagen
Feito em alumínio, o Nils mede três metros (1,2m de altura), pesa 460kg e tem capacidade para uma pessoa só. O motor é elétrico de 20,4cv, com autonomia para até 65km e velocidade máxima de 130km/h.

Motoristas, verdes ou não, compram às cegasAEA discute competitividade e qualificação de mão de obra