Sindirepa Paranavaí

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Paranavaí

Parceria oferece subsídios para o PGRS de mais 80 empresas

Neste ano, benefício foi ampliado depois de fortalecimento da relação do Sindirepa Paranavaí com o Sebrae-PR

clique para ampliar>clique para ampliarGerenciamento de recursos gera economia de materiais e protege o meio ambiente (Foto: Divulgação)

O fortalecimento da parceria entre o Sindirepa Paranavaí com o Sebrae-PR possibilitou ampliar o número de empresas atendidas pelo subsídio para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Com o aumento dos recursos disponíveis, outras 80 empresas - além das 16 previstas inicialmente para 2014 - poderão realizar seus planos com valores reduzidos. O anúncio do aumento no valor do subsídio foi feito em meados de março em uma teleconferência que reuniu diretores e executivos dos Sindirepas de todo o Estado.

Segundo informações do Sindirepa Paranavaí, com o subsídio, o custo da elaboração do PGRS para o associado, que era de R$ 2.100, passa para cerca de R$ 420. A exigência foi estabelecida por lei federal em todo o País, incluindo todas as empresas que gerem resíduos que não possam ser equiparados aos domésticos.

Um dos objetivos do PGRS é detectar quais os tipos e volume de resíduos gerados pela empresa, quais seriam os responsáveis por cada etapa do gerenciamento dos resíduos e soluções para a correta destinação destes. O plano traz ainda quais medidas podem ser tomadas para evitar ou sanear eventuais passivos ambientais. Quem não estiver adequado à legislação pode sofrer fiscalização dos órgãos governamentais e punição, que vai desde autuação e multa até a paralisação das atividades da empresa.

Para a diretoria do Sindirepa Paranavaí, programas subsidiados como este são exemplo da importância de estar associado ao sindicato. “Na verdade, apenas com essa economia seria possível às oficinas custear por vários anos a associação ao sindicato, isso sem contar todos os outros benefícios”, afirmou o presidente José Donizeti Dias.

Serviço

Os interessados em obter o PGRS para sua empresa podem entrar em contato com a secretária executiva do Sindirepa Paranavaí, Idalina Domingues, e obter mais informações, pelo telefone: (44) 3045-7338

Executiva do Sindirepa Paranavaí participa de curso de gestão na FiepInformação técnica e profissionalismo são diferenciais da Mult-Diesel