Sindirepa Maringá

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Maringá

Nova diretoria toma posse

Antônio Carlos Dalcolle comanda o Sindirepa Maringá até 2015

clique para ampliar clique para ampliarCerca de 750 empresas de reparação estão em Maringá (Foto: Divulgação)

A diretoria do Sindirepa Maringá, que estará no comando da entidade até 2015, tomou posse no dia 1º de novembro. Após a eleição, realizada no dia 1º de outubro, o empresário Antônio Carlos Dalcolle segue à frente com a missão de dar continuidade ao trabalho de reestruturação do sindicato, iniciado em sua primeira gestão.

Dalcolle explica que, quando assumiu, a entidade estava inativa há 12 anos. "Há seis anos partimos da estaca zero. Hoje temos mais de 35 empresas associadas, uma sede e estamos conseguindo dar um retorno merecido aos associados", reforça o presidente. Para ele, entre as principais iniciativas encampadas está a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nas indústrias filiadas, em parceria com o Sebrae e o Senai.

Agora, entre as propostas para esta nova gestão, Dalcolle destaca a ampliação do quadro associativo. "Pretendemos consolidar essa estruturação do sindicato para que as empresas consigam ver as vantagens e a importância da entidade de classe", afirma. Ele também cita os diversos serviços ofertados aos colaboradores pelo Sesi e Senai, por exemplo, como atrativos para a adesão de novas indústrias.

Segundo o presidente do Sindirepa, outra intenção da diretoria é articular neste período uma sucessão no cargo. "Precisamos dar chance às outras pessoas para que tragam novas ideias e projetos", ressalta.

Dados -
Em Maringá e nos 41 municípios da região, que corresponde à abrangência do Sindirepa, são cerca de 750 empresas do ramo, sendo 90% microempresas. A estimativa é que o setor de reparação de veículos gere ao menos três mil empregos na região.
No Paraná, de acordo com dados de 2011 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estão reunidos aproximadamente 20 mil trabalhadores no ramo e quase seis mil estabelecimentos no total, incluindo as áreas de Manutenção e Reparação de Aeronaves, Embarcações, Veículos Automotores e Motocicletas.

Encontro Anual dos Sindicatos debate trabalho em redeSindirepa dá início às negociações de reajuste salarial