Sindirepa Maringá

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Maringá

PGRS tem promovido mudanças positivas nas oficinas

Programa tem desenvolvido conscientização para a destinação correta dos dejetos nas oficinas mecânicas

clique para ampliar clique para ampliarPrograma do Senai está sendo promovido em dez empresas do Sindirepa Maringá (Foto: Divulgação)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) tem como foco minimizar a geração dos resíduos, pensando em ações voltadas à reutilização, ao reaproveitamento e à reciclagem. O programa do Senai conta com o apoio da Fiep e conquistou também a parceria do Sebrae.

O programa está sendo promovido em dez empresas associadas ao Sindirepa Maringá e uma delas é a do empresário Sérgio Mota. Ele narra que ficou receoso ao receber um comunicado da Prefeitura Municipal de Maringá sobre alterações necessárias na área de resíduos. "No fim, acabei esclarecendo muitas dúvidas e a mudança acabou sendo muito positiva", diz.

Segundo ele, a implantação do projeto possibilitou mudança de cultura nas oficinas. "Temos a cultura de jogar tudo fora e, com a implantação desse programa, a gente se conscientiza de que deve haver uma destinação correta para cada dejeto. É importante não jogar no lixo comum um material contaminado, sujo de graxa", assinala. Com perspectiva para realizar reforma na oficina, Mota aponta que o PGRS ajudou a criar consciência para planejar a oficina segundo os novos conceitos.

Outro associado é Fábio Arns, que está iniciando a implantação do plano em sua oficina. "Fizemos a primeira entrevista com o engenheiro, que vai avaliar as determinações. O técnico prestou uma visita e fez o reconhecimento do local. Teremos até mesmo um monitoramento online de recolhimento dos resíduos", diz, explicando que está adiantado com as determinações mesmo sem ter recebido a notificação da prefeitura.

Programa -
São necessários três meses para a implantação do plano nas empresas e, após este período, será preciso fazer a manutenção. O objetivo é estruturar o PGRS desde a fase de diagnóstico da situação atual até a destinação final proposta, envolvendo as fases de segregação, acondicionamento, armazenagem, transporte e as melhores alternativas no tratamento de resíduos sólidos.

Segundo o presidente do sindicato, Antonio Carlos Dalcolle, a maioria das associadas já faz a destinação correta dos principais resíduos, como é o caso da sucata e do óleo queimado. "No entanto, agora elas precisam estar 100% adequadas às normas", explica.

O Sindirepa Maringá informa que existem vagas para as empresas que ainda precisam se adequar aos requisitos. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (44) 3031-9719.

Empresas devem ficar atentas ao gerenciamento de resíduosSindirepa elege nova diretoria