SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Aumentam vendas de motocicletas

Em julho, foram fabricadas 160.221 unidades, 8,2% a mais que o mesmo mês de 2010

Dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) revelam que foram vendidas em julho 161.200 motos no mercado interno (atacado), uma alta de 9,8% em comparação com o mesmo período de 2010, quando foram registradas vendas de 146.866 unidades. Até o mês de março, o Paraná, com 4,1 mil motos comercializadas, praticamente alcançou o total vendido em 2010.

A Abraciclo também divulgou números de vendas, produção e exportação. No comparativo com junho deste ano (160.720 unidades), a elevação nas vendas é de 0,3%. Com relação aos emplacamentos, 160.159 motocicletas foram emplacadas, o que significa uma leve queda de 1% em relação a junho, que registrou 161.770 unidades. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 8,3%. No Paraná, que tem uma frota de 1,1 milhão de veículos de duas rodas a motor, espera-se uma retomada nas vendas que desde 2006 vem caindo. Ano passado, as vendas atingiram 4,3 mil unidades; até março deste ano, elas já bateram as 4,1 mil.

Produção - A produção de motocicletas registrou 160.221 unidades fabricadas no mês de julho, o que representa um pequeno recuo de 1,8% em comparação com junho. Já com relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram produzidos 148.134 veículos, houve um crescimento de 8,2%. No acumulado do ano, a produção registrou um avanço de 22,2% ante o mesmo período de 2010, passando de 1.013.695 unidades no ano anterior para 1.238.905 este ano.

As exportações, com 5.371 unidades vendidas, apresentaram queda de 10,3%, em comparação a junho (5.989). No entanto, em comparação com o mesmo período de 2010, quando foram comercializadas ao exterior 3.966 motocicletas, houve um avanço de 35,4%.

clique para ampliar clique para ampliarHistórico de vendas de motos (Foto: Divulgação)

O carro do vizinho é melhorEm seminário, Fiep debate a desindustrialização no Brasil