SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Localiza investe R$ 2,7 bi em frota

17 de agosto de 2011

Serviços: Maior locadora de carros do país vai comprar 100 mil automóveis até o fim de 2012

Alberto Komatsu

A Localiza Rent a Car, a maior locadora de automóveis do país, vai investir R$ 2,7 bilhões nos próximos 18 meses para a compra de 100 mil veículos, sendo 90 mil para a empresa e 10 mil para a rede de franquias. O investimento é o maior da Localiza em volume de dinheiro e quantidade de carros em 38 anos de atividades. Os recursos serão utilizados para a renovação e o aumento da frota, com 103.517 unidades no primeiro semestre, sendo 92.154 da Localiza e 11.363 de franqueados.

O vice-presidente executivo da Localiza, Eugênio Mattar, conta que a maior parte dos recursos para o investimento recorde será obtida com a venda de carros usados. Como exemplo, o executivo lembra que no ano passado a empresa obteve uma receita de R$ 1,3 bilhão com esse tipo de negócio e gastou R$ 1,9 bilhão com aquisição de veículos novos.

Outra parcela do investimento será obtida com caixa próprio, que em 30 de junho estava em R$ 484,2 milhões. Captações no mercado, como a emissão de debêntures não conversíveis realizada no dia 10 de junho no valor de R$ 500 milhões, são outra fonte de recursos para a Localiza.

Cerca de 60% do total da emissão tinha como destino o alongamento da sua dívida, de R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre. Os 40% restantes foram usados para recompor o caixa e investir em ampliação de frota. A relação dívida líquida ante lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da empresa é uma das menores do setor de locação, de 1,8 vez.

Não podemos ter uma renovação de frota muito demorada. A idade média da nossa frota é de 6,6 meses, afirma Mattar. De acordo com ele, o cenário de crise na Europa e nos Estados Unidos ainda não refletiu nos dois principais negócios da empresa, a locação de carros e a terceirização de frotas para empresas. A crise tem mais impacto em setores voltados para a oferta de crédito, acrescenta o executivo.

Nesse sentido, ele afirma que a Localiza começa a sentir algum receio dos consumidores na compra de carros usados, mas diz que ainda é cedo para afirmar se essa é uma tendência por causa do clima de contenção de gastos devido ao cenário de crise.

Cerca de dois terços do faturamento da Localiza é gerado pela locação de automóveis, o foco principal de negócios da empresa. O um terço restante é obtido com a terceirização de frotas. Essa relação mostra que o nosso grande foco é a locação de carros, afirma Mattar. De acordo com ele, não há intenção de aumentar a participação da terceirização de frota nos resultados da empresa.

No ano passado, a receita líquida consolidada da Localiza foi de quase R$ 2,5 bilhões, o que representou um aumento de 37,2% na comparação com o ano anterior. No primeiro semestre de 2011, a receita ficou em R$ 1,3 bilhão, o equivalente a um aumento de 24,4% em relação ao mesmo periodo do ano passado.

Do total de 100 mil automóveis que serão adquiridos, 62,9% serão modelos econômicos e 37,1% serão carros médios, executivos e utilitários. A Localiza compra veículos das montadoras Fiat, Ford, General Motors (GM), Peugeot, Renault e Volkswagen.

Fundada em 1973 com seis Fuscas usados, a Localiza vai comprar modelos de carros que ainda não havia incorporado na sua frota, como o Novo Uno (Fiat), o Focus Hatch 1.6 e o Fusion (Ford), o Logan 1.0 e o Fluence (Renault), e o Peugeot 408. A compra responde ainda por 2,9% da produção total de automóveis e veículos leves da indústria automotiva prevista para este ano.

Sesi cria programa de coaching para empresários e trabalhadoresCrise pega montadora com pátio lotado