SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Em cinco anos, exportação de carros desaba

13 de julho de 2011

Fatia das vendas externas na produção encolheu de 30,7%, em 2005, para 11,9%, no ano passado, segundo dados da Anfavea

Cleide Silva e Marcelo Rehder

Ao mesmo tempo que registra recorde de importação, as montadoras experimentam queda significativa nas exportações. Enquanto a participação das importações nas vendas nacionais saltou de 5,1% em 2005 para 21,7% em 2010, a fatia das exportações na produção encolheu de 30,7% para 11,9% no mesmo período.

O setor encerrou o ano com déficit de US$ 6 bilhões, o maior de sua história, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Este ano, o saldo negativo deve ser ainda maior. Só o setor de autopeças projeta déficit recorde de US$ 4,5 bilhões para este ano, US$ 1 bilhão a mais do que em 2010, segundo cálculos do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Além do câmbio, dos encargos trabalhistas, dos custos financeiros, da taxação dos investimentos e de problemas de logística, o conselheiro do Sindipeças, Américo Nesti, reclama que o governo brasileiro não fiscaliza com rigor o índice de peças nacionais e importadas nos automóveis produzidos no País. A falha ocorre mesmo nos produtos fabricados no Mercosul, cuja regra exige 60% de conteúdo regional.

O Sindipeças defende a revisão na classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que identifica o número de peças importadas e sua origem. Pedido nesse sentido foi enviado ao governo há vários meses, sem resposta. "Esse setor me preocupa muito, pois a sobrevivência das empresas nacionais vai ficar complicada", diz a economista Tereza Fernandes, diretora da MB Associados.

Entre as marcas de importados sem fabricação local que mais crescem no País está a chinesa Chery, que vendeu 8 mil carros no primeiro semestre, oito vezes mais que em todo o ano de 2010. A marca começou a vender o compacto QQ por R$ 22.990, com itens como ar condicionado e airbag. O Fiat Mille custa R$ 23.220, sem esses componentes.

Diante do sucesso dessas marcas, assim como da também chinesa JAC e da coreana Kia, além dos modelos de alto luxo com preços acima de R$ 100 mil, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) reviu ontem de 165 mil para 185 mil unidades a projeção de vendas das associadas para este ano.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Federação cria Câmara Técnica de Resíduos IndustriaisUm em cada três carros no País será importado