SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Setor de autopeças fatura 10,4% a mais este ano

Expectativa é de que o mercado mantenha a média de expansão para os próximos meses

A demanda do setor de autopeças vem crescendo nos últimos anos. De acordo com a Pesquisa Conjuntural da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o faturamento do setor de autopeças, em reais deflacionados, cresceu 10,4% no primeiro quadrimestre, comparado a igual período de 2010. O estudo, lançado em junho, indica ainda que o maior filão do setor está na venda para as montadoras, que representaram 69,3% do total comercializado. Com a expansão nas vendas, também cresce a geração de vagas no setor. O número de empregados em abril foi 8% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Para o mês de maio, a Pesquisa Conjuntural aponta, ainda, que a média de crescimento deve ser mantida. A expectativa é de que o faturamento nos primeiros cinco meses do ano mantenha-se na faixa dos 10,3%. A pesquisa é realizada com 91 empresas associadas à Abipeças e ao Sindipeças, que representam, de acordo com as entidades, cerca de 30% do faturamento da indústria brasileira de autopeças.

No Paraná, respeitando a proporção de empresas no contexto nacional, a Pesquisa Conjuntural ouviu seis empresas que representam 1,87% do total comercializado pela indústria de autopeças no Brasil. O faturamento no acumulado de janeiro a maio teve redução de 0,2%. Ao mesmo tempo, o consumo de energia dessas empresas, que indica a atividade de produção das fábricas, deve encerrar os cinco primeiros meses do ano com queda de 4,2%, diante do mesmo período de 2010. Mesmo com a redução no faturamento e na atividade, o setor de autopeças teve aumento no número de mão de obra empregada. Em maio, a expansão foi de 16,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Paraná tem cada vez mais carros nas ruasConduzir bem o negócio faz toda a diferença