SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Maioria dos empregados possui ensino médio ou fundamental

Facilidade de aprendizado e adaptação às novas tecnologias são qualidades essenciais para quem trabalhar em uma oficina

O setor é caracterizado por diferentes tipos de serviços para a reparação dos veículos. Com isto a gama de procura e oportunidades de emprego é alta. O que se vê nos últimos anos é que o nível de escolaridade exigido nas oficinas mecânicas vem aumentando. Isto explica o alto índice de empregados que completaram pelo menos uma das etapas do ensino.

Segundo o levantamento do Departamento de Coordenação do Sistema Fiep, pouco mais de 90% dos funcionários de empresas de reparação de veículos no Paraná terminaram o ensino fundamental ou médio. E mais de 3% deles possui ensino superior, um número ainda baixo, mas que deve aumentar.

clique para ampliar clique para ampliarElaboração: Coordenação de Desenvolvimento (Foto: RAIS/MTE - 2009)

A atividade dentro de uma oficina atende diversos serviços (mecânica; autoelétrica; lataria, funilaria e pintura; borracharia; balanceamento, geometria e cambagem; instalação de peças e acessórios; instalação de GNV; retífica de motores e centros automotivos). A aprendizagem destas funções é muito mais rápida para quem possui melhor grau de instrução. Este é um dos fatores determinantes no processo de seleção dos novos empregados, a rapidez para aprender e desenvolver o serviço. Outra característica da atividade é a necessidade adaptar-se rapidamente às mudanças tecnológicas que acontecem com frequência na cadeia produtiva automotiva.

Reparação de veículos registra aumento de 24,7% no faturamento em 2010Taxas e peças elevam custos de manutenção de carro