SINDIREPA FB

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Francisco Beltrão

Reparação de veículos registra aumento de 24,7% no faturamento em 2010

Paraná é um dos Estados que será beneficiado pela tendência de crescimento esperada para os próximos anos com a frota atual de 5 milhões de unidades

O setor de reparação de veículos no Brasil sente os reflexos positivos do aumento da frota circulante com o aquecimento das vendas de carros novos. As 92.100 oficinas espalhadas pelo País registraram faturamento de R$ 29,3 bilhões em 2010, o que representa incremento de 24,7% do resultado de 2009 e o melhor desempenho do setor nos últimos seis anos.

O resultado alcançado pelo setor comprova que a evolução da frota circulante, que totaliza 32,5 milhões de unidades entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões (dados do Levantamento da Frota Circulante Brasileira do Sindipeças 2010), interfere no movimento do mercado de reposição de veículos.

"O crescimento médio de 7,5% da frota circulante nos últimos três anos associado à conscientização sobre a importância da manutenção preventiva do veículo e à implantação da inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo são fatores que contribuem para o aumento do desempenho das empresas que atuam no segmento de reparação", afirma o coordenador do GMA e vice-presidente do Sindipeças, Antônio Carlos Bento. O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que reúne as entidades que representam o aftermarket no Brasil (Sindipeças, Sicap/Andap, Sincopeças e Sindirepa)

Paraná - O setor de reposição automotiva deve continuar em ritmo de crescimento nos próximos anos, acompanhando a evolução da frota circulante impulsionada pelo aumento das vendas de veículos novos que quintuplicou nas últimas duas décadas. O maior volume de  veículos se concentram na região sudeste do País com 55% do total da frota, sendo o Estado de São Paulo com 35% e Minas Gerais 11%.

O Paraná é o terceiro no ranking brasileiro e acumula 8,4%. Segundo dados do Detran-PR o Estado saltou de 2,5 milhões em 2001 para mais de 5 milhões em 2010. Com isso, a média de veículos para cada dez habitantes subiu de 2,6 para 5,8 no período.

Além de Curitiba que possui 1,2 milhão de carros, ou seja, sete veículos para cada dez habitantes, outros municípios paranaenses registraram grandes frotas de veículos em 2010. Londrina, na região Norte do Estado, somou mais de 284 mil carros. Maringá, no Noroeste, tinha 237.656 veículos, seguida por Cascavel (157,7 mil), Ponta Grossa (140,3 mil) e Foz do Iguaçu (118,8 mil).

No sentido contrário, entre as cidades paranaenses com menor frota estão: Guaraqueçaba (367 carros), Santa Inês (526), Nova Aliança do Ivaí (491), Ariranha do Ivaí (765), Iguatu (735) e Miraselva (744).

Setor de autopeças evolui, mas fica cada vez menos brasileiroMaioria dos empregados possui ensino médio ou fundamental