Av. União da Vitória, 66 Miniguaçu
85605-040 - Francisco Beltrão/PR
sindirepa@gmail.com
(46) 3520-5597
Afinado com a tendência mundial em que se reconhece a necessidade de padrões cada vez mais elevados para produtos e serviços, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras importantes entidades do setor, trabalha na certificação de qualidade em cada segmento do mercado automotivo.
"Especialmente no setor automotivo, é preciso mais que manter uma estrutura industrial e comercial robusta para se ter um diferencial competitivo, sobretudo em um ambiente de concorrência acirrada. É fundamental a aplicação dinâmica de sistemas de avaliação de conformidade em todo o processo, sempre alinhada às exigências dos clientes, que são cada vez maiores", aponta Sérgio Kina, gerente técnico do IQA.
Fornecedora para a indústria automobilística no primeiro enchimento e para autopeças, atuando há mais de 20 anos no segmento de fluidos automotivos, a Tirreno recertificou pela sexta vez com o IQA seu Aditivo de Arrefecimento de Motor. A empresa formula com tecnologia própria, produz e envasa os aditivos de radiador (líquido de arrefecimento), que vão para as prateleiras sob algumas das marcas mais conceituadas do mercado, como ACDelco, Motorcraft, Volkswagen, Ipiranga, Shell, entre outras.
"Investimos e trabalhamos com um sistema de qualidade muito robusto", diz Joel Lopes de Carvalho, químico da área de Pesquisa e Desenvolvimento e Aplicação da Tirreno. Segundo o especialista, que é integrante do Grupo de Líquido de Arrefecimento da ABNT, a certificação é condição para toda e qualquer empresa se manter no mercado. "Apostamos na certificação da qualidade, que garante o atendimento do produto a requisitos básicos previstos em normas para segurança e confiabilidade do consumidor, e também protege as empresas que trabalham correta e legalmente, ressalta.
Na análise de Sérgio Kina, a certificação voluntária, que é regida por normas técnicas oficiais, ajuda as empresas a fortalecerem suas marcas perante o consumidor. "A observância das normas técnicas é importante para o consumidor, pois tem força de lei e inibe as empresas que entram no mercado com produto fora de especificações, colocando em risco o próprio consumidor", observa o especialista, que recomenda cuidado na hora da compra. "Só confie em produtos e serviços certificados com, selo de qualidade", conclui.
(Redação - Agência IN)