SINDIPAL

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras, Compensados, Laminados e de Marcenaria de Palmas

Móveis fabricados com foco na sustentabilidade têm chamado a atenção no mercado

Tendência pode ser uma boa oportunidade de investimento para as indústrias do setor moveleiro

clique para ampliarclique para ampliarA procura por móveis feitos com processos sustentáveis tem chamado a atenção no mercado e podem ser opção de investimento (Foto: Reprodução)

A indústria de móveis pode aproveitar uma nova oportunidade de investimento, que tem chamado a atenção dos consumidores. Esta nova opção está na fabricação de móveis feitos com processos e matérias-primas sustentáveis. Diante desta demanda, surgiu o conceito Biomóvel, processo que diminui os impactos ambientais. Através dele são utilizadas novas técnicas de produção, como tecnologias limpas e a redução de matérias-primas e resíduos de produção.

Para tratar sobre o tema e apresentar o Biomóvel como opção para a indústria moveleira, o Sistema de Inteligência do Sebrae (SIS), através do Boletim de Tendências de Móveis de Madeira, publicou uma edição especial sobre o assunto. De acordo com o SIS, para tornar a produção sustentável são necessários alguns critérios.

São eles:

1- O móvel deve ser composto 100% por madeira reflorestada e 70% por produtos amadeirados ou de fibras naturais;

2- Os painéis utilizados devem pertencer à classe E1, que representa produtos com a menor emissão de formaldeídos no meio ambiente;

3- Os adesivos do móvel devem ser à base de PVA ou de materiais que possuam baixa emissão de formaldeídos;

4- Os revestimentos de PVC ou laminados empregados na fabricação devem conter adesivos de contato à base de solventes não agressivos;

5- Os produtos químicos, vasilhames, resíduos não orgânicos líquidos e sólidos, incluindo combustível e óleos lubrificantes, devem ser tratados de forma ambientalmente correta;

6- A cultura da sustentabilidade e os princípios da produção ecologicamente correta devem ser amplamente divulgados pela empresa para os seus colaboradores e para o mercado;

7- As exigências legais relacionadas às leis trabalhistas e à saúde dos colaboradores devem ser cumpridas pela empresa;

8- A empresa deve desenvolver um Programa de Gestão Ambiental estruturado, com a designação de responsáveis pelas ações que cumprem a política ambiental e exigências ambientais legais;

9- É necessário que os fornecedores da empresa realizem a gestão correta de resíduos sólidos;

10- O projeto de criação do produto deve considerar a multifuncionalidade do item e a redução do consumo de energia e matérias-primas no processo produtivo.

Opção de Investimento

A partir do momento em que a indústria trabalha de acordo com os critérios de produção sustentável, há uma série de nichos de mercado que podem ser seguidos. O Sistema de Inteligência do Sebrae apresentou algumas destas opções para investimento. Um exemplo é a fabricação de produtos personalizados, que são cada vez mais procurados para o melhor aproveitamento de espaço e composição de ambientes únicos.

Produtos com maior durabilidade também agradam os consumidores, que adquirem o móvel apenas quando realmente há a necessidade e desejam evitar o descarte rápido. Outra boa opção é a fabricação com a utilização de produtos recicláveis ou menos agressivos ao meio ambiente.

Com informações do Sistema de Inteligência do Sebrae

Projeto de lei sobre terceirização traz benefícios para empresas e trabalhadores, segundo CampagnoloCertificação de Origem garante procedência dos produtos paranaenses