SINDIPAL

Senai começa a entregar mão de obra qualificada em Palmas

Indústrias vêm procurando mais o órgão. Unidade inaugurada em agosto conta com cerca de 5 mil metros quadrados de área e com laboratórios de Mecânica, Informática, Elétrica e Pneumática, oito salas de aula, salas de reuniões, além do Colégio Sesi que disponibiliza quadra esportiva e biblioteca

clique para ampliar>clique para ampliarUnidade conta com mais de 5 mil metros quadrados de área. (Foto: Reprodução Sesi/Senai)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Palmas registrou aumento de procura depois da inauguração da sede própria. E o mais importante é que as indústrias vêm demonstrando interesse na capacitação de mão de obra.

O Senai de Palmas foi inaugurado em agosto, investimento de R$ 5,5 milhões. A unidade conta com cerca de 5 mil metros quadrados de área e com laboratórios de Mecânica, Informática, Elétrica e Pneumática, oito salas de aula, salas de reuniões, além do Colégio Sesi que disponibiliza quadra poliesportiva e biblioteca.

O Senai deve atender 5 mil pessoas até 2015, já o Colégio Sesi atende hoje 180 crianças e adolescentes. “Nós temos uma abrangência de cinco municípios: Palmas, Clevelândia, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares e Honório Serpa. A população estimada é de 100 mil pessoas”, explicou o gerente Sesi/Senai, Valdemar Augusto de Souza. “Este centro tem proporcionado melhor educação e capacitação de mão de obra nas empresas, além de muitos outros benefícios”, salientou o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras, Compensados, Laminados e de Marcenaria de Palmas (Sindipal), Roni Marini.

O Senai oferece 30 cursos nas áreas de mecânica, madeira, costura, alimentos e construção civil. Alguns são de 160 horas, outros de 200 horas. Neste ano foram disponibilizadas 550 matrículas. O interessante é que depois da inauguração, o Senai está recebendo muita procura de indústrias que buscam melhorar a capacitação da mão de obra. “Depois da estruturação do Senai a procura vem sendo bem maior pelo empresário e nosso contato é muito próximo do Sindipal. As capacitações melhoram os processos de desenvolvimento, produção e gestão de uma empresa porque a gente consegue oferecer amparo desde o colaborador de chão de fabrica até os supervisores e gerentes. Deste modo nós estamos preparando pessoas, ajudando organização industrial e gestão”, explicou o gerente Sesi/Senai, Valdemar Augusto de Souza.

O Senai de Palmas fica na Rua Marechal Deodoro, 2176. O telefone para contato é o (46) 3262-2581.

Mercado moveleiro pode expandir com crescimento da classe médiaAssociativismo, arrecadação e criatividade despertam atenção de sindicalistas