SINDIPAL

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras, Compensados, Laminados e de Marcenaria de Palmas

Competitividade da indústria é debatida no 4º Congresso Moveleiro

Evento realizado mês passado reuniu cerca de 900 pessoas no Campus da Indústria, em Curitiba. Encontro pode tornar-se ano que vem um congresso nacional

clique para ampliar>clique para ampliarOrganizadores pretendem tornar evento em um congresso nacional no próximo ano. (Foto: Divulgação/Fiep)

O 4º Congresso Moveleiro reuniu mês passado cerca de 900 pessoas no Centro de Eventos Horácio Coimbra, no Campus da Indústria, em Curitiba. Em dois dias, empresários discutiram tecnologias e propuseram avanços para o setor.

O evento teve como tema principal “A competitividade é o futuro da indústria moveleira paranaense”. Durante o congresso foram proferidas 12 palestras que abordaram diferentes aspectos do setor moveleiro, desde os desafios para a produção até estratégias de negócios para a expansão do mercado.

“É um evento grande, importante para as empresas do nosso setor porque tem muitas novidades no mercado, serve como uma atualização para todos nós. Em encontros como esses, o diálogo floresce e ajuda a indústria a convergir para um ponto único em que o avanço é o objetivo comum”, afirmou o presidente do Sindipal, Edson Ribas.

“Nosso objetivo é fazer a vida de vocês melhor. Esse evento, que mobiliza toda a cadeia produtiva do estado, é um exemplo do que podemos fazer para repensarmos juntos nossa produtividade e nossa competitividade", defendeu o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.

O evento ainda promoveu rodadas de negócios nacionais e internacionais. Foram 85 encontros entre cerca de 40 fornecedores potenciais com cinco compradores internacionais e outros oito nacionais. As rodadas de negócios e o Congresso de maneira geral reuniram representantes de sindicatos, federações e empresas de fora do Paraná, como Tocantins, Rondônia, Sergipe, Pará e Bahia.

Diante do sucesso, a organização estuda a possibilidade de transformar o evento em um congresso nacional. As conversas já estão ocorrendo para que a próxima edição tenha uma configuração mais ampla. O Congresso Moveleiro é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e outros sindicatos do setor no Paraná.

Setor madeireiro se prepara para atender norma de desempenho da construçãoRoni Marini deixa presidência do Sindipal