SINDIPAL

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras, Compensados, Laminados e de Marcenaria de Palmas

Recuperação do dólar anima setor do compensado em Palmas

Valorização da moeda americana deve aumentar exportações do produto, que foi direcionado ao mercado interno para minimizar os prejuízos

A indústria de compensado reagiu positivamente à valorização do dólar ocorrida nos últimos dias. O setor, voltado principalmente para exportação, perdeu competitividade depois da sensível queda da moeda em 2004. Quando a valorização cambial beneficiava as empresas locais, a indústria do compensado era uma das principais responsáveis pela movimentação econômica em Palmas. O setor, que empregava mais de 4 mil funcionários, atualmente tem capacidade para gerar somente metade desses postos de trabalho.

O presidente do Sindipal, Roni Marini, explicou que o setor possui muita dependência do câmbio, não apenas de demanda, e nos últimos tempos o dólar foi valorizado diante do real, dando sinais positivos e incrementando a produção.

No dia 9 de maio, a moeda americana alcançou R$ 1,96, maior alta desde 2009. "O ambiente mudou um pouco e percebemos que o governo está preocupado em manter o dólar valorizado para evitar o processo de desindustrialização, que tem ocorrido há algum tempo", avalia Marini.

A mudança no câmbio nessa época é mais importante ainda, porque a demanda pelo produto tende a ser maior no início do ano, com um decréscimo natural a partir de maio, por ser época de férias na Europa.

Mercado Interno -
Muitas indústrias de Palmas migraram para o mercado interno para enfrentar a crise e tiveram que se adaptar a novas normas, apesar da demanda não ser muito grande. Mesmo assim, esse redirecionamento estratégico ajudou muito o setor a se manter.

O presidente do Sindipal ressente-se da queda de participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB), que chegou a atingir cerca 27% no pico, mas fechou ano fechou em 14,6% . "Um câmbio desfavorável estimula a importação de produtos, principalmente da China", observa ele.

Palmas recebe Semana da IndústriaSindipal promove Semana da Indústria