SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Fiep apresenta ferramentas do PDA

Programa de Desenvolvimento Associativo oferece 13 projetos sem nenhum custo aos sindicatos

clique para ampliar clique para ampliarLançamento foi transmitido por videoconferência (Foto: Divulgação/Fiep)
No dia 10 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou edital divulgando todas as ferramentas oferecidas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) em 2012 e 2013. O lançamento foi feito por meio de videoconferência. Programa voltado para gestão e crescimento dos sindicatos empresariais, o PDA é promovido no Paraná em parceria com a Fiep.

Pelo Sindiminerais Paraná, assistiram a videoconferência o vice-presidente, Gustavo Ângelo Mandalosso, e a executiva do sindicato, Sandra Lyra. Segundo ela, o sindicato já vem utilizando as ferramentas do programa. "Já fizemos o planejamento estratégico, uma das principais ações do PDA. Foi muito interessante ver o demonstrativo, ter uma visão rápida e geral de todas as iniciativas", assinala.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, explica que as ações visam fortalecer os sindicatos, que são a ponte entre a Fiep e as indústrias. "As ações do PDA são fundamentais para que os sindicatos planejem sua atuação e ofereçam novos benefícios e serviços a suas empresas", completou.

Plano 2012-2013 -
As ferramentas com vigência até 2013 foram transmitidas por videoconferência pela CNI para todas as federações do país. Presidentes e executivos de sindicatos filiados a Fiep puderam acompanhar o detalhamento das ações na sede da entidade, em Curitiba, e nas coordenadorias regionais de Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

Em 2012 e 2013, o PDA oferece gratuitamente 13 projetos aos sindicatos. Eles se dividem em dois eixos: mobilização das empresas e desenvolvimento das entidades. Após a videoconferência, os representantes responderam a uma pesquisa para determinar quais projetos consideram prioritários. Por meio delas, até o dia 28 de maio a Fiep vai elaborar seu plano de trabalho, que conta com o calendário de cursos, eventos e reuniões de planejamento em todo o Estado. As ações começam a ser aplicadas a partir de julho.

Sindiminerais atua para ampliação do corpo associativoFiep apresenta ferramentas e serviços aos sindicatos