SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Minerais não metálicos registra alta no nível de empregos

Aquecimento do mercado explica aumento nas contratações

O nível de emprego no Paraná registrou aumento de 0,13% no mês de agosto em comparação com julho. O setor de minerais não metálicos foi o segundo que mais cresceu neste quesito no período. A maior parte dos gêneros pesquisados apresentou queda - dos 18 setores, oito tiveram resultado positivo. O emprego diretamente ligado à produção subiu +0,32%.

O resultado acumulado de janeiro a agosto de 2011 contra igual período de 2010 apresenta incremento de 4,22% no 'pessoal empregado total' e de 3,5% no 'pessoal empregado na produção'. Os principais aumentos de agosto ocorreram nos setores de borracha e plásticos (+2,11%); minerais não metálicos (+1,26%), e máquinas e equipamentos (+1,13%).

No acumulado dos primeiros oito meses deste ano em relação aos de 2010, 12 dos 18 gêneros estão positivos. Os três gêneros que apresentaram maior expansão foram vestuário (+25,91%), veículos automotores (+17,95%) e minerais não metálicos (+13,10%).

Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, os resultados verificados neste segundo semestre confirmam a perspectiva de crescimento em 2011, que poderá superar o desempenho de 2010, até então o melhor ano de toda série histórica iniciada em 1986. "Esse resultado é atípico, pois geralmente o desempenho das vendas de julho e agosto é muito parecido. Desta vez, o significativo aumento da produção física verificada em julho se transformou em vendas em agosto", avaliou Schmitt.

A explicação para o segmento de minerais não metálicos apresentarem bons índices no nível de emprego foi o aquecimento do mercado. Os diversos nichos que pertencem ao gênero, cerâmica vermelha, louças, pedras e rochas, passam por bom momento, principalmente no mercado interno.

Empresas com certificações têm vantagem competitivaEmpresários podem incluir sugestões sobre políticas de trabalho decente