SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Empresas com certificações têm vantagem competitiva

Investir em treinamento, equipamentos e processos amplia fidelização de compradores e atrai novos negócios

O setor da construção civil passa por um grande momento que deve durar por um bom tempo. Em fases positivas, a indústria fica mais exigente, principalmente quanto a seus fornecedores. Aqueles com certificação e selos de qualidade levam vantagem e têm seu produto e seu serviço valorizados. Um dos exemplos é a indústria de cerâmica vermelha.

O consultor do Sebrae/PR Ricardo Magno diz que os atestados de qualidade para produtos da construção civil são cada vez mais exigidos, grande parte por conta de compras e contratos envolvendo o poder público e, também, por parte dos consumidores, preocupados com a qualidade e com o meio ambiente.

"O mercado torna a certificação obrigatória. O consumo de produtos sustentáveis é uma tendência crescente nos últimos anos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil", avalia Ricardo Magno. Até mesmo os fornecedores que abastecem a cadeia produtiva da construção civil, complementa o consultor, têm aderido às certificações como uma forma de ampliar a fidelização de compradores e de atrair novos negócios.

Conquista - José Antônio Ribeiro de Almeida dirige uma fábrica de cerâmica vermelha em Arapoti, Norte do Paraná, e é um dos empresários que resolveu investir em qualificação para aumentar a lucratividade e garantir mais segurança para seus clientes. A fábrica já existe há 20 anos, mas a reformulação do negócio começou há apenas um ano e meio.

Com o apoio do Sebrae/PR na gestão e do Senai na produção, a empresa, de administração familiar, iniciou uma nova etapa, de profissionalização. E, no dia 15 de agosto de 2011, conseguiu a certificação PSQ (Programa Setorial da Qualidade).

Reuniões, consultorias, treinamentos, visitas técnicas e orientações começaram a fazer parte da rotina de José de Almeida e dos colaboradores da empresa depois de iniciada a participação no Programa Setorial da Qualidade de Blocos Cerâmicos (PSQ-BC), coordenado pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), em agosto de 2010.

O PSQ comprova a qualidade de telhas ou blocos cerâmicos para alvenaria de vedação ou estrutural e integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Habitação (PBQP-H), do Ministério das Cidades, regulador da qualidade de produtos da construção civil.

Para se habilitar ao PSQ-BC, a Irmãos Almeida efetuou diversas adequações no processo de fabricação de blocos cerâmicos para alvenaria de vedação. As adaptações realizadas visam atender aos parâmetros da norma técnica referente a blocos cerâmicos, a de número 15.270:2005, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Investimento - Para se certificar, a Cerâmica Irmãos Almeida precisou investir em equipamentos. A fábrica ganhou máquinas novas e conta agora com um laboratório interno para dar suporte integral ao processo produtivo, onde são realizadas análises granulométricas das diferentes argilas utilizadas e ensaios de produtos acabados, buscando aumentar a produtividade e a qualidade com baixo custo.

A empresa também implantou um filtro que 'lava' a fumaça, evitando que a fuligem polua o ar. "A certificação também prevê normas que protegem o meio ambiente. O ganho é para todos. O cliente tem um produto mais confiável e os empresários melhoram o valor agregado do produto", afirma José Almeida.

Edson Campagnolo assume presidência da FiepMinerais não metálicos registra alta no nível de empregos