SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Mdic apresenta desdobramentos do Plano Brasil Maior para os APLs

08 de agosto de 2011

Os desdobramentos do Plano Brasil Maior na política de Arranjos Produtivos Locais (APLs) foram apresentados aos representantes dos 27 Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs e às 33 intituições que compõem o Grupo de Trabalho Permanente para APL (GTPAPL), durante reunião realizada na última quinta-feira (04/07), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Foi o primeiro encontro do grupo este ano e a apresentação foi feita pela secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes.

A secretária destacou a desoneração da folha de pagamento para os setores de confecções, calçados, móveis e software que, segundo ela, é uma das medidas com mais impacto para os APLs. A ampliação do capital de giro para micro, pequenas e médias empresas por meio do programa BNDES Progeren foi outro ponto apresentado, além do acordo entre os bancos públicos para a harmonização das condições de financiamento com recursos da União - Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundos Constitucionais e recursos do tesouro.

Trabalho conjunto

Ao falar das ações setoriais do Brasil Maior para os APLs, Heloisa Menezes explicou que a política ainda será construída e, para isso, conclamou os núcleos estaduais a se envolverem na busca de resultados. "O Plano Brasil Maior é um conjunto de estratégias que precisa de apoio regional para o rebatimento dessas ações nos estados", destacou.

A pauta da reunião ainda incluiu, entre outros temas, discussões sobre a segunda geração de políticas para APLs e os preparativos para a 5ª Conferência Brasileira, que será realizada em Brasília, de 8 a 10 de novembro. Os Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs são compostos por representantes de diversos segmentos da sociedade: governo estadual, Sistema S, instituição financeira, setor empresarial, Sistema C&T e trabalhadores.

Redes setoriais

Quatro redes setoriais de APLs serão as primeiras a terem estudos e análise de gargalos: produtos madeireiros da Amazônia Legal; complexo agroindustrial de produtos caprino-ovinocultura; cerâmica vermelha e agregados minerais para obras de construção civil e infraestrutura. Todas as outras redes setoriais classificadas pelo GTP APL também serão analisadas.

Técnicos da Mineropar fazem treinamento na região de Ponta GrossaMais de 450 presos reduzem pena trabalhando em estádios da Copa e no MCMV