SINDIMINERAIS-PR

Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos do Estado do Paraná

Sindiminerais passa a ter atuação estadual

Presidente do Sindicato explica a mudança e fala sobre os planos para o setor nos próximos anos

clique para ampliar clique
               para ampliarO presidente do Sindiminerais PR, Fábio Leal, com o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures (Foto: Fiep)

No mês de junho, o Sindiminerais Ponta Grossa passou a ser chamado de Sindiminerais Paraná. Porém, a mudança não ficou restrita apenas ao nome da entidade, alterado por meio de um cadastro ativo no Ministério do Trabalho. A principal alteração é que o Sindicato da Indústria da Extração de Minerais não Metálicos do Estado do Paraná passa a ter como base territorial todo o Estado, contando com indústrias de segmentos como gesso, amianto, mica, quartzo, grafita, talco, caolin, greda, argila para indústria da cerâmica, de produtos refratários, artesanato e para uso como meios filtrantes. O presidente do Sindiminerais Paraná, Fábio Leal, explica essas alterações e conta quais são as suas expectativas para o segundo semestre de 2011.

O que levou a essa alteração?

Fábio Leal -
Percebemos uma necessidade de ampliar a atuação do Sindicato para todo o Paraná com o objetivo de atingir municípios que, até então, ficavam isolados nas divisas do Estado. Agora vamos também cuidar destas regiões, que atuam no segmento de minérios e que não tinham muita representação.

Qual será a primeira ação do Sindicato após a mudança?

Fábio Leal -
Estamos fazendo um levantamento dos novos subsegmentos que o Sindicato passa a abranger, como, por exemplo, a florita, a barita, as calfitas, calins, argilas com queima branca e outros minérios que fazem parte ou auxiliam a indústria do Estado. Passaremos a interagir com uma série de outras indústrias que extraem minerais não metálicos, exceto a dolomita e cal, que possuem um sindicato específico.

O que se espera com essas mudanças em termos de crescimento para o Sindicato?

Fábio Leal -
Com certeza, teremos um crescimento de base de associados que atuam na extração e no beneficiamento dos minérios. Hoje, na região de Ponta Grossa, são apenas cinco ou seis estabelecimentos. Agora, abrangendo todo o Estado, esperamos que o Sindicato fique pelo menos cinco vezes maior, mas ainda estamos trabalhando no levantamento deste novo universo de empresas.

Qual a expectativa para o segundo semestre de 2011?

Fábio Leal -
Até o final do ano, vamos fazer uma reunião com os novos associados para finalizar este levantamento e para ter um número exato de estabelecimentos e do real potencial de crescimento do Sindiminerais e do setor no Estado. A alteração de nome e abrangência ainda são muito recentes, mas, até lá, teremos as bases contatadas e consolidadas para acertamos tudo. Vamos buscar a representação de todas estas empresas.

Em vídeo: setor discute ações em conjunto com a FiepConduzir bem o negócio faz toda a diferença