SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Ministro suspende efeitos de decisões da Justiça do Trabalho sobre ultratividade de acordos

Decisão é provisória e deverá ser referendada pelo plenário do STF para que tenha efeito perene

clique para ampliar Confenem argumenta que Súmula do TST contraria os preceitos constitucionais. (Foto: )

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por meio de medida cautelar todos os processos e efeitos de decisões no âmbito da Justiça do Trabalho que discutam a aplicação da ultratividade de normas de acordos e de convenções coletivas. A decisão foi tomada no dia 14 de novembro e deverá ser referendada pelo Plenário do STF para que se torne definitiva.

O ministro analisou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 323, ajuizada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), que questiona no STF a Súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na ação, a Confenen argumenta que, ao estabelecer que as cláusulas previstas em convenções ou acordos coletivos integram os contratos individuais de trabalho, mesmo depois de expirada sua validade, a súmula contraria os preceitos constitucionais da separação dos Poderes (artigo 2º da Constituição Federal) e da legalidade (artigo 5º).

Ao conceder a liminar, o ministro justificou que “da análise do caso extrai-se indubitavelmente que se tem como insustentável o entendimento jurisdicional conferido pelos tribunais trabalhistas ao interpretar arbitrariamente a norma constitucional”. Ele ressaltou que a suspensão do andamento de processos "é medida extrema que deve ser adotada apenas em circunstâncias especiais", mas considerou que as razões apontadas pela Confederação, bem como a reiterada aplicação do entendimento judicial consolidado na atual redação da Súmula 277 do TST, "são questões que aparentam possuir relevância jurídica suficiente a ensejar o acolhimento do pedido".

Confira aqui a íntegra da decisão.

Com informações do STF

Industriais do setor metalmecânico realizam visita técnica a Santa CatarinaParceria entre o Sindimetal Sudoeste e Senai possibilita qualificação a 606 trabalhadores