Rua Xingú, 833 - s/15
85502-090 - Amadori - Pato Branco/PR
(46) 3225-1222
www.sindimetalsudoeste.com.br
sindimetalpb@terra.com.br
A região Sudoeste do Paraná poderá ter um novo aeroporto nos próximos anos. Em maio, durante uma reunião que reuniu diversas entidades, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da presidência da República decidiu que vai realizar estudos prospectivos para a implantação de um novo aeroporto regional que atenda a região. Participaram da reunião representantes da SAC, do governo estadual, deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças do setor produtivo, entre elas a Fiep.
No encontro, também foram debatidas alternativas para adequar algum dos aeroportos já existentes na região, a fim de que passem a receber voos comerciais regulares, antes da construção do novo terminal. De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, no ano passado houve uma demanda de 153 mil pessoas, que saíram ou chegaram aos municípios do Sudoeste usando o avião como meio de transporte.
O projeto de concepção um novo aeroporto para o Sudoeste tem o apoio da Fiep e dos sindicatos da região. A instituição foi uma das principais articuladoras para que a proposta fosse acatada pela SAC. “Para o setor produtivo, um aeroporto em condições adequadas é fundamental para o desenvolvimento da região”, afirmou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que participou da reunião. “Precisamos ter um olhar para o futuro e, nesse sentido, a construção de um novo aeroporto é a melhor alternativa”, completou.
Porém, a realização de todos os estudos, projetos, liberação de licenças e execução da obra deve levar ao menos oito anos, em uma previsão otimista. Por isso, durante a reunião dessa sexta foi levantada a necessidade de que algum dos outros aeroportos da região receba investimentos imediatamente para que a região fique apta a receber voos comerciais regulares desde já.
Prioridade
Inicialmente, dentro do Plano de Investimentos em Logística (PIL) voltado à aviação regional, lançado pelo governo federal em dezembro de 2012, a SAC previa investimentos nos aeroportos de Pato Branco e Francisco Beltrão – as duas principais cidades da região, separadas por menos de 60 quilômetros. Como estudos preliminares apontaram que os investimentos seriam altos para adequar os dois aeroportos para que a demanda da região fosse atendida plenamente, e pela proximidade dos terminais, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que apenas um dos aeroportos fosse priorizado.
Foi então que surgiu uma proposta da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) sugerindo a implantação de um novo terminal na região. Um levantamento encomendado pela entidade mostrou como mais adequadas pera receber o empreendimento duas áreas no município de Renascença, às margens da BR-280, entre Pato Branco e Francisco Beltrão. A partir de agora, a SAC se comprometeu a inserir em um edital que será lançado em junho a contratação de estudos prospectivos para definir, efetivamente, qual é o local mais adequado para receber o aeroporto regional.
Com informações da Agência Fiep