SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Por que ser um associado?

Evandro Neri, presidente do Sindimetal Sudoeste, apresenta os principais motivos para se tornar um associado

clique para ampliarclique para ampliarEvandro Néri destaca que a união da indústria é indispensável para conquistar bons resultados (Foto: Reprodução)

Prezados,

O Sindimetal Sudoeste, através da diretoria e associados, tem como missão representar a indústria metalmecânica e eletroeletrônica em reivindicações setoriais, negociações trabalhistas e em iniciativas que resultam no desenvolvimento do setor e da sociedade em si, principalmente em ações com o objetivo de minimizar os problemas enfrentados pelos industriais.

É de suma importância a associação das indústrias ao sindicato de sua categoria, pois sendo associado o industrial terá direito a voz e voto em decisões que ajudam a definir os rumos do setor industrial, podendo eleger, ser eleito e representar o sindicato em eventos de interesse do setor.

Desafios

A indústria enfrenta diversas dificuldades com questões tributárias, deficiências de infraestrutura logística, segurança jurídica, burocracia e normas regulamentadoras, entre tantas outras. Infelizmente, as soluções são lentas e não dependem exclusivamente das entidades. Cabe aos industriais apoiar as entidades do sistema para pressionar os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), tanto na esfera federal como na esfera estadual para, através das tão necessárias e já anunciadas reformas que o Brasil precisa, estabelecer um ambiente de crescimento econômico e social melhor.

Sistema

O Sindimetal Sudoeste faz parte de um sistema que atua da seguinte forma:

Indústria – Sindicato – FIEP – CNI

O SESI/SENAI/IEL são entidades que compõem o sistema.

Para sanar e atenuar as dificuldades enfrentadas pelas indústrias do Paraná e do Brasil, os sindicatos atuam em conjunto com a Fiep e com a CNI em temas como:

1. Reajuste do salário mínimo regional, que neste ano foi acordado, através de mais de uma dezena de reuniões em comissão tripartite e em reuniões com o governador do estado e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, um índice de reajuste compatível com a realidade de mercado, o que não acontecia no passado;

2. Trabalhos com o apoio da CNI:

a) Regime de trabalho de 44 horas;

b) Poder e valorização das Convenções Coletivas na definição de questões específicas de cada setor;

c) Regulamentação da terceirização;

d) Revisão da NR-12 sobre Proteção em Máquinas e Equipamentos;

e) Revisão de normas para o cumprimento de cotas de Pessoas com Deficiência e Jovens Aprendizes;

f) Eliminação da multa adicional dos 10% do FGTS, questão aprovada na Câmara e no Senado, e vetada pela presidente;

g) Desoneração da folha de pagamento;

h) Revisão do seguro desemprego;

i) Simplificação de processos trabalhistas;

j) Redução de custos trabalhistas;

k) Modernização da legislação trabalhista, entre outros assuntos.

3. Junto ao Poder Judiciário, a Fiep realizou um encontro com a participação de 90 juízes do Tribunal Regional do Trabalho para sensibilizá-los sobre todas as questões da indústria e aproximá-los da realidade da indústria para que possam julgar os processos com uma visão mais ampla;

4. Em Brasília, a CNI entregou 42 apostilas sobre diversos temas da indústria, sendo quatro delas relacionadas às questões trabalhistas, aos três melhores classificados candidatos na última campanha à Presidência da República. Estas apostilas apresentam não só o problema, mas sugestões de caminhos para solucionar cada um deles. Apenas na questão trabalhista são mais de 260 páginas de material, acompanhadas de um resumo executivo de fácil e rápida visualização;

5. Os candidatos ao governo do estado do Paraná, ao Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa receberam um material elaborado pela Fiep, com a participação de mais de 500 empresários de todo o estado, que trata de propostas para a competitividade da indústria Paranaense, abordando 12 importantes temas:

a) Tributação;

b) Relações do Trabalho;

c) Educação;

d) Política e Gestão Pública;

e) Financiamento Produtivo;

f) Segurança Jurídica e Burocracia;

g) Meio Ambiente e Sociedade;

h) Inovação;

i) Infraestrutura;

j) Produtividade;

k) Mercados;

l) Política Econômica.

O associativismo mostra a força de ações conjuntas. Unidos conseguiremos fazer as reformas e mudanças necessárias para garantir um setor fortalecido.

O Sindimetal Sudoeste precisa da participação de sua indústria para o fortalecimento do setor.

Evandro Néri

Presidente do Sindimetal Sudoeste

Enai aborda expectativas sobre os próximos anos de governoBom desempenho da indústria passa por liderança eficiente