SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Invasão dos produtos chineses preocupa industriais do Sudoeste

Encontro reuniu representantes do sudoeste para discutir ações que aumentem a competitividade dos produtos brasileiros

clique para ampliar clique para ampliarEmpresários querem maior envolvimento do Governo e de representantes dos trabalhadores (Foto: Sindimetal Sudoeste)

Empresários ligados ao Sindimetal Sudoeste e à Coordenadoria Regional da Fiep estiveram reunidos no dia 9 de fevereiro, no auditório do Sesi, em Pato Branco para discutir a falta de competitividade da indústria nacional em relação aos produtos vindos da China. Representando o sindicato estavam o vice-presidente, Antonio Froza, e o tesoureiro do Sindimetal e coordenador regional da Fiep de Pato Branco, Cláudio Petrycoski, além de muitos empresários do setor.

Durante o encontro ficou claro que as indústrias locais, por questões de sobrevivência, também estão comprando produtos da China. "O que interfere nisso tudo é o custo Brasil", detalha Petrycoski. Segundo ele, mão-de-obra, transportes, encargos, legislação desestimulante ao empreendedor, tributos e empréstimos com juros altíssimos são as principais causas deste problema. "Com tantos custos e num mercado cada vez mais competitivo, as indústrias estão gradativamente deixando de empregar para se tornarem verdadeiros depósitos de produtos chineses", afirma.

Para os empresários participantes da reunião, a mudança deve envolver um conjunto de esforços entre Governo, representantes dos trabalhadores e dos próprios empresários, que, segundo eles, ainda se mostram lentos para reagir a esta realidade.

Entre os industriais presentes estava Valter Trojan, que voltou recentemente de uma viagem ao Oriente. "Perdemos para a China também porque eles trabalham mais, têm subsídios estratégicos do governo, imensa força de aplicação de automação avançada e metodologias produtivas. São mais competitivos e conseguem custos impraticáveis aqui no ocidente", conta.

Os empresários aproveitaram a ocasião para questionar: Será que lideranças governamentais não estão vendo este fato e pensando macro estrategicamente como a China? No entendimento deles, cortar importações é se isolar e permanecer no estado atual "é ver um Brasil com seu parque industrial esgotado após a Copa e as Olimpíadas", afirma Antonio Froza.

Houve um entendimento quase unânime de que é necessária a aplicação de métodos produtivos e automação avançada. Por um lado esta ação pode afetar a mão-de-obra básica, mas, por outro, torna o Brasil mais competitivo e gera uma cadeia especializada de profissionais com boa renda e ocupação. Além disso, em serviços essenciais, reinsere a mão-de-obra não especializada no mercado de trabalho.

Milhões de pequenos e microempresários, sem contar empresas nacionais de médio e grande porte, acabam importando por falta de opção. "Se o consumidor se depara com um produto no valor de R$100,00 e em outra loja vê o mesmo produto por R$40,00, levará o mais acessível. Porém, essa lógica de pensamento pode comprometer nosso futuro", explica o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri.

O Sindimetal Sudoeste e a Coordenadoria Regional da Fiep definiram que irão articular encontros com lideranças da Fiep e de outras organizações de empresários e trabalhadores para discutir estratégias. "É um problema social, muito além do meio empresarial", explica Petrycoski ressaltando que o assunto será difundido no estado e no país em busca de providências, sendo indispensável o apoio do Governo Federal e do próprio Congresso Nacional, em certos momentos.

Os empresários estão articulando um grande encontro com lideranças para planejarem uma iniciativa de maior porte, no intuito de sensibilizar parlamentares, governantes e a própria sociedade. Há uma demanda por competitividade que deve envolver Governo, Congresso Nacional, Judiciário, empresários, Sindicatos Patronais e de Empregados e entidades representativas.

Representantes discutem obrigatoriedade de selo de qualidade em panelasNova diretoria do Sindimetal Sudoeste toma posse