SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Sindimetal promove curso de gestão financeira

Treinamento faz parte do Programa Intensivo de Gestão Industrial oferecido às empresas do setor na região

O Sindimetal Sudoeste, em parceria com o Sebrae, promove nos dias 30 e 31 de janeiro o segundo módulo do Programa Intensivo de Gestão Industrial na região Sudoeste do Estado. Dessa vez, o curso vai abordar gestão financeira, ressaltando a importância do uso de ferramentas de controle para capacitar os administradores em tomadas de decisão.

Os conteúdos abordados serão conceitos financeiros básicos, apuração de resultados, estrutura patrimonial, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, lucratividade e rentabilidade. O módulo acontece sempre das 19 às 23 horas e é ministrado pela consultora do Sebrae Bernadete Silveira Martins.

O empresário da região, Ivo Honesko, está participando do Programa, que, segundo ele, tem suprido as necessidades na gestão da Furgões Honesko. "São pequenos detalhes que devem ser levados em consideração", afirma. Para ele, está sendo importante poder aplicar o que tem sido visto no curso. "Agora temos a consultoria do Sebrae no final do mês. Com isso, o profissional vai poder ver de perto o nosso funcionamento para, assim, melhorarmos ainda mais a nossa gestão", diz.

Segundo o presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, o Programa veio a pedido dos associados. Por meio de pesquisas feitas pelo sindicato, Néri percebeu que a maior necessidade dos empresários eram cursos de especialização voltados para a área de gestão e de desenvolvimento administrativo. "Percebemos que os associados precisavam de maior suporte nessas áreas. A partir disso planejamos aulas práticas e teóricas voltadas para estes temas, com carga horária em grupo e in loco. Tudo isso por um valor atrativo", afirma.

Na primeira parte do Programa, os participantes já detalharam questões sobre custos industriais, como, por exemplo, o cálculo do preço de venda dos produtos, gerenciando custos e comparando os preços praticados pela concorrência. As consultorias do Sebrae para este módulo estão ocorrendo durante o mês de janeiro.

Após a conclusão do módulo financeiro, o programa vai tratar de gestão da produção e qualidade, que vai demonstrar a importância dos métodos, técnicas e práticas operacionais para a melhoria da produtividade dos processos.

Cada módulo possui oito horas de capacitação e mais três de consultoria para as empresas participantes, contabilizando 24 horas, e mais nove de consultoria no total. Todos os treinamentos são realizados no Sebrae de Pato Branco, que fica situado na Avenida Tupi, 333.

O valor para cada módulo é de R$ 150 por empresa. Para mais informações, entre em contato com o Sindimetal Paraná pelo telefone (46) 3225-1222.

Contribuição Sindical deve ser recolhida até 31 de janeiroEmpresas podem solicitar certidão negativa dos débitos...