SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

MPE Brasil premia empresas do Sudoeste

Chopinzinho foi palco do prêmio que valoriza a competitividade das micro e pequenas empresas pela gestão e resultados

No dia 22 de novembro, aconteceu a entrega do Prêmio MPE Brasil, etapa Sudoeste, no Chopinzinho Clube de Campo. Quase mil micro e pequenas empresas da região se inscreveram no programa e nove finalistas foram selecionadas. Todas elas vão representar a região na etapa estadual, que acontece em Curitiba.

Mas algumas ganharam destaque em categorias diferentes. Na categoria Indústria, a vencedora foi a Da Mama - Massas e Marmitas, de Pato Branco. Na categoria Serviços, houve um empate entre duas empresas de Francisco Beltrão. As vencedoras foram a Megasult Consultoria, Contabilidade, Sistemas e Marcas, e a Mello Arts Comunicação Visual. Na categoria Serviços de TI (Tecnologia da Informação), a vencedora foi a Sag Desenvolvimento, de Pato Branco. Essa empresa levou, ainda, o certificado de destaque na categoria Inovação. A Megasult também ganhou destaque na categoria Responsabilidade Socioambiental.

Os critérios de avaliação do MPE Brasil levam em conta os aspectos da gestão e os resultados das empresas. Entre os itens avaliados, estão liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
O presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Néri, parabenizou todos os vencedores. "Neste prêmio, ganha quem responde o questionário, ganha quem avalia. Acredito que o MPE Brasil poderia também envolver o setor público", afirma.

"Esse prêmio é muito significativo, sério e com credibilidade, que avalia os pontos falhos da empresa. E a gente só chegou até aqui por mérito desta boa equipe que temos. Adquirimos um conhecimento maravilhoso com o prêmio", avalia Jovelina Mello, sócia-proprietária da empresa Mello Arts.

Melhoria constante -
"Temos muito a evoluir, mas já estamos melhor preparados para o mercado. Esse prêmio é para toda a equipe da empresa", afirma Gilmar Capra, sócio da Megasult, que no ano passado foi a vencedora da etapa estadual do MPE Brasil na categoria Serviços de TI e agora levou a etapa regional em Serviços.

Vencedora na categoria Indústria, a empresa Da Mama tem 11 anos de atividade. A conquista do prêmio, conforme explica a empresária Janete Roden Zanmaria, é recebida como um indicador de melhoria da empresa. "A gente está no caminho certo e precisa cada vez mais investir em conhecimento para seguir nesse ritmo", analisa. Janete diz que, a partir da participação no prêmio, houve avanços em gestão. "Com a ajuda do Sebrae, encontramos o foco da empresa e isso nos levou a melhorar produtos, atender melhor os clientes e ter um planejamento mais direcionado para nossas metas e necessidades", completa.

Para o representante do Sebrae de Pato Branco na entrega do MPE Brasil, o consultor Sabino Oltramari, a etapa regional está cada vez mais concorrida. "Só no Sudoeste foram quase mil empresas inscritas, empresários preocupados em melhorar a sua gestão. Todas passaram por todo o processo, desde o momento em que responderam o questionário, até quando receberam as visitas técnicas. Todos os participantes receberam uma devolutiva, que serve como um diagnóstico para direcionar melhorias", comenta.

Expochopim - O prefeito de Chopinzinho, Vanderlei José Crestani, elogiou o empenho das empresas em participar do MPE Brasil. "Para nós é um grande orgulho poder sediar esse evento. Sabemos que há vários municípios na espera para abrigar as próximas edições. Todas as empresas se dedicaram para mostrar o melhor, isso é muito gratificante. Na Expochopim, que acontece de 15 a 18 de dezembro, teremos um espaço dedicado somente às micro e pequenas empresas. Também gostamos de valorizar essa classe, que vem crescendo tanto no Brasil", enaltece.

O prêmio de competitividade MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, em parceria com o MPC (Movimento Paraná Competitivo), e coordenado pelo IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). A FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) e a Gerdau também são colaboradoras do prêmio, que é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal.

I Conferência Estadual do Trabalho Decente passa pelo ParanáNovo software promete reduzir custos e otimizar processos de compra