SINDIMETAL SUDOESTE

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco

Inovação é a palavra-chave para o Sindimetal

Planejamento estratégico e assessoria técnica podem mudar o posicionamento da empresa

Desde 2010, o Sindimetal Sudoeste vem investindo em capacitação e inovação. Por meio de uma parceria com o Sebrae/PR e a Fundação Araucária, com o apoio do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), profissionais do Sindicato puderam participar, neste período, do Planejamento Estratégico Gratuito de empresas do segmento industrial.

Após o Planejamento, foram realizadas visitas técnicas do Agente Local da Inovação Everton Trombetta às empresas, que diagnosticou as dificuldades e apresentou soluções para que a inovação seja uma prática cotidiana. Ele destaca que algumas empresas, a partir das visitas, mudaram o posicionamento no mercado. "Ocorreram casos de aprimoramento de marca, outros de melhoramento nas máquinas, com apoio subsidiado via Sebraetec, entre outras iniciativas."

Cerca de 60 empresas foram visitadas e vem recebendo acompanhamento há dois anos. "A ideia é transformar micro e pequenas empresas em empresas inovadoras", explica o coordenador regional do Projeto, Gerson Miotto, do Sebrae-PR. Para ele, o empresário vem observando que a inovação deve ser aplicada diariamente em diversas áreas da administração, "proporcionando economia, maior produtividade e até mesmo ganhos no valor agregado de seus produtos".

Ainda dentro do Projeto, o Sebrae deverá disponibilizar cursos de Gestão da Produção e Gestão da Qualidade para empresários do meio industrial, em parceria com o Sindimetal Sudoeste. "Estamos acertando os detalhes e, em breve, teremos novidades", afirma Meri Aparecida Moraes, diretora executiva do Sindimetal Sudoeste.

Para o coordenador regional e vice-presidente da Fiep Cláudio Petrycoski, a cultura da inovação proporciona diversas transformações positivas para o empreendedor. Segundo ele, a iniciativa de realizar o Planejamento Estratégico Gratuito para as empresas foi um começo do contato do Agente, do Sebrae e da Fundação Araucária, com as indústrias da região. "Sempre é positivo estar aberto ao novo e adotar práticas que estão dando certo no meio empresarial."

Sindicato oferece Programa Intensivo de Gestão IndustrialPresidente do Sindimetal reivindica ação na defesa do empresariado